O Enterrador

- Com licença, o lugar está vago?

- Claro, o doutor fique à vontade.

- Como sabia que eu era médico?

- Não sabia. É que me acostumei a chamar de doutor as pessoas da cidade.

- Da cidade?

- É... Com roupas bonitas e que andam sempre bem cuidadas. Assim como o doutor.

- Sim, claro. Não é muito comum se vestir assim por aqui, então?

- Não normalmente... A gente só se ajeita melhor quando tem casamento ou velório.

- Entendi.

- ... Mas, às vezes, nem no velório.

- Como assim?

- Sabe, por aqui, a maioria das pessoas não tem nem um terninho ajeitado para usar quando vai enterrar um parente.

- Puxa, que triste, não?

- A gente aqui é bem simples, sabe. O enterro também é bem simples.

- O senhor parece entender bem disso, não? Trabalha no quê?

- Sou enterrador.

- Como?

- Enterrador. Sabe, eu enterro gente.

- Ah, um coveiro? Que trabalha no cemitério?

- É, mas não trabalho no cemitério, não. O lugar d'ond'eu venho, não tem cemitério.

- Ah é? E como faz quando alguém morre?

- Quando Deus chama a alma de alguém, a gente faz algumas orações, enrola o corpo num lençol, um parente escolhe um lugarzinho bonito, e eu enterro.

- Interessante. E o senhor não se cansa de lidar tanto com a morte?

- Que nada, a gente se acostuma. O doutor também não trata de doenças todos os dias?

- Sim, tem razão. Faz parte do trabalho, não é mesmo?

- Isso mesmo... Mas teve uma vez bem esquisita.

- Esquisita?

- É. Eu estava lá colocando um corpo na cova, e eu juro que o falecido se mexeu.

- E o que o senhor fez?

- Dei-lhe uma pazada nas fuças, e acabei de enterrar.

- Como é? Tem idéia do que pode ter feito?

- Bem, eu fui lá para enterrar um defunto, e enterrei. Qual o problema?

- Problema!? Meu Deus! Você pode ter enterrado uma pessoa que ainda estava viva!

- Ôxe, tratar dos vivos é trabalho do doutor! O meu era de enterrar o cabra!

Se quiser, pode conferir o serviço. Está lá, enterrado direitinho até hoje.

--

Fevereiro 2011

Miguel do Lucari
Enviado por Miguel do Lucari em 23/02/2011
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2809383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.