LEMBRANÇAS DE ITABERAÍ 10 - A tourada

LEMBRANÇAS DE ITABERAÍ 10

JOÃO GORDO E A TOURADA

Na minha infância em Itaberaí, justamente na Praça de Baixo reunia-se uma meia dúzia de garotos para jogar futebol. Entre todos o que mais destacava era o João Lucio, o Gordo.

A peleja realizava-se em frente a sua casa. Espécie de um clube, quando chovia a gente abrigava-se no amplo alpendre do casarão.

Quando dava fome também corria para lá.

Dona Lucia servia meio contrariara um copo de leite quente ou com chocolate para cada um de nós. Nesse dia havia um cardápio especial, pamonha frita...

Após o lanche dirigíamos para o currar pois a bezerrada já estava reunida.

Aí então começava a nossa sina de toureiro. Separávamos o menor bezerro e instigávamos com nossas camisas querendo torreá-lo.

João Gordo sempre o mais molenga de todos foi para dentro de sua casa e trouxe uma toalha vermelha, nisso já separávamos um dos bezerros de tamanho médio e esperto. O João nem notara pulando para dentro do curral começou a abanar a toalha para o bezerro sem observar que outro animal se postava por trás. Na terceira ou quarta toalhada o da frente sacolejava a cabeça mas o que postava-se por trás investe contra o João acertando-lhe uma cabeçada no bumbum.

Ele caiu sobre um monte de estrume fresco enquanto todos os heróis corremos para cima da cerca.

0 toureiro João gordo não chorou saindo todo sujo e mancando também, foi-se acomodar na cerca do curral onde estavamos...

Foi um urra, urra, urra:

- Viva a João Gordo...

Goiânia, 15 de dezembro de 2010.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 18/02/2011
Reeditado em 18/02/2011
Código do texto: T2798918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.