A ORIGEM

A ORIGEM

Vindo de d família de fazendeiros cujas heranças oriundas de sesmarias, afunilou a um coronel sanguessuga.

Quando a situação chegou ao deslanche de dividir tudo

entre todos os herdeiros o administrador aplicou o famoso golpe da amizade:

- Vocês sabem né a terra vale nada. Mas eu não vou desamparar ninguém...

E assim foi feito, duas herdeiras foram internadas em um asilo, outros enviadas para plagas distantes, mas o único estudado com emprego fixo e comerciante abastado nem se preocupou com a herança. Seu filho Tomé como gostava de trabalhar com a terra e investir nele o retorno é certo, foi poupada a principio do expurgo familiar.

Ele ficou por ali capinando, arando, ordenhando, tudo com passando rápido e ele sempre fazia até que a nova geração de sanguessugas viu nele um potencial de usucapião.

Não deu outra lhe arrumaram uma casinha em Santa Bárbara onde ficaria abrigado com sua família já com dez filhos. Em tempo a décima primeira veio a óbito devido à desnutrição e era gêmea da décima.

Por sua falta de estudo e sem qualificação trabalhista,

ficou por ali sobrevivendo de biscates.

Vez por outra lhe forneciam uma feira a principio quinzenal, depois mensal até chegar a anual.

Ele tinha três irmãs que não foram atingidas pelo êxodo familiar. Casaram cedo e foram cuidar da vida por outras bandas.

Os herdeiros de sanguessugas quando cortaram a suas parcas feiras humanizaram-se avisando às irmãs dele Tomé, que ele e sua família passavam fome...

Goiânia, 17 de fvreiro de 2011.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 17/02/2011
Código do texto: T2796738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.