O CABOCLINHO QUESTIONADOR
Naqueles tempos o serviço na roça era de molhar os panos, trabalho pesado, a tecnologia que hoje toma conta do campo, naqueles tempos, nem em sonho existia, o trabalho era manual e contava com a força do caboclo, assim, era meados do mês de fevereiro, o verão aquele ano estava de matar, um calor insuportável e o caboclinho envolvido no cultivo de sua lavoura de subsistência, apesar de acostumado com a rusticidade do campo, após o almoço, procurou abrigo para o merecido descanso se aconchegando a sobra de uma frondosa jabuticabeira, vai daí, que observando aquela maravilha da natureza, a enorme arvore e os galhos carregadinhos de frutos, na sua simplicidade sertaneja passou a recordar o sermão do padre que viera ainda no domingo passado dizer uma missa na capelinha do bairro onde morava.
Em sua mente vieram as palavras do sacerdote afirmando com convicção que Deus fez tudo certo e nada como olhar ao nosso redor para nos ter uma visão da grandiosidade do criador, quanta coisa maravilhosa a mãe natureza nos oferece e foi nesse ínterim, ainda embebido com as falas bonitas daquele mensageiro de Deus que uma coisa chamou a atenção do matuto, ora pois se deus faz tudo certo, pensou ele, porque então uma enorme arvore frondosa como esta, produz frutos tão pequeninos, muitos a bem da verdade, mas pequeninos, ao passo que um pé de melancia, com galhos tão frágeis não passando de um cipó, produz frutos tão grandes e tenros, e em silencio até teve o atrevimento de questionar, será que o padre não esta enganado quando diz que deus faz as coisas certas, tudo no seu devido lugar? Questionava ele interiormente, seria porventura preguiça da Jabuticabeira ou erro de Deus? E assim idéias que contradiziam o sermão do religioso começaram a fervilhar sua mente, ate que um passarinho ao pousar num galhinho da jabuticabeira desprendeu uma frutinha que caiu direto no seu cocuruto, parece que foi providencial e o caboclinho concluiu finalmente: É! Realmente Deus fez tudo certo!