APENAS UMA FRASE NO MURO

Era uma família muito humilde, os pais eram negros e gozavam de muito respeito no lugarejo, ele era sacudido no trabalho dava um duro danado na roça e a mãe lavando e passando roupas assim com muito orgulho conseguiram manter o casal de filhos na escola, ela fez magistério se tornou professora ele porem fez apenas curso colegial depois arrumou serviço numa loja de produtos automotivos, muito comunicativo que era e dado com as pessoas, teve rápida ascensão na empresa, passou logo a gerente de vendas e depois de certo tempo, montou sua própria loja e para orgulho dos pais, o rapaz se enriqueceu e pode dar a eles o conforto merecido.

Apesar do sucesso na vida profissional, uma coisa o deixava chateado, era um rapaz negro e não que isso mudasse a sua reputação mas se sentia inferior as outra pessoas, um preconceito bobo que ele procurava não deixar transparecer, mas esta era a mais pura verdade, isto o deixava encabulado. Na tentativa de mudar este sentimento, assim que pode, adquiriu um belo terreno no centro nobre da cidade e ali construiu uma enorme casa, uma verdadeira mansão com tudo o que tinha direito: quadras de esporte, piscinas e tudo mais e uma vez terminada a obra, imediatamente se mudaram para lá.

No dia seguinte a mudança, ao sair para o trabalho notou que no alto muro que protegia a construção, alguém havia pichado com letras caprichadas a frase: “AQUI MORA UM PRETO”. Encabulado com tais palavras que feriram seus melindres, por ser um termo pejorativo e que denegria as suas origens, como não sabia a origem de tal brincadeira de mal gosto, não deu muito alarde mas pediu a um de seus funcionários que providenciassem a re-pintura do muro o mais breve possível, o que foi prontamente atendido sendo que ao retornar para casa já mão tinha nem sombras da famigerada frase mas, no outro dia pela manhã aos sair lá estava novamente escrito com todas as letras a dita cuja frase: “AQUI MORA UM PRETO”, mesma conduta foi tomada e assim por diante por mais de uma semana, ate que vencido pela teimosia do pichador o proprietário resolveu não mais repintar o muro mas dar a resposta na mesma altura, assim ordenou a um de seus empregados que escrevesse logo abaixo da frase os dizeres: “MAS É RICO” na certeza de que desta vez o delinqüente o deixaria em paz , mas qual o que, no dia seguinte, em letras garrafais lá estava escrito: “ MAS É PRETO”.

Diante de tal fato o proprietário, homem honesto e de muito respeito, vendo que estava sendo insultado por alguém que não merecia a atenção, tanto é que vinha na calada da noite para atacá-lo, decidiu não dar mais munição para o infeliz, deu por encerrado a peleja ignorando a partir de então tal provocação, tanto é que lá ficou a escrita, apenas uma frase no muro que ninguém mais deu valor e que foi se apagando com o tempo até que por conta da reforma da mansão, o muro fora pintado novamente, só que desta vez permaneceu limpo, ninguém mais ousou insultá-lo.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 05/12/2010
Código do texto: T2653869
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.