“Henfil” - Da PAN, em NEVES a La cucaracha, in USA.

“Henfil”

Da PAN (Penitenciária Agrícola de Neves) a La cucaracha, in USA

Henfil, mineiro de Ribeirão das Neves, era jornalista, cartunista,quadrinista participando do cinema, teatro e da televisão.

Teve passagem pela revista Alterosa, na qual Roberto Drummond era diretor e que foi fechada pela Ditadura Militar em 1964, do jornal Diário de Minas, passando por vários órgãos de imprensa até fundar o jornal satírico, o Pasquim.

Como no século XIX, o Folhetim fez sucesso com os romances editados em capítulos, no sec. XX, Henfil, cria o Pasquim, alusivo ao Pasquino, estátua de gladiador – Roma - que servia como depósito de deboches.

Inconformado com os rumos da nação, ditados pelo AI-5, ele muda-se para os Estados Unidos e em 1976, lança o livro “Diário de um cucaracho” (forma pejorativa como os norteamericanos tratam os latinoamericanos).

Conhecido como o cronista do humor, o que mais chamou atenção em sua obra, era a sua irreverência passada por seus personagens, Fradim, bode Orelana, Graúna, capitão Zeferino …

Crítico contunde do Regime Militar, não poupou – segundo o que se comenta – nem mesmo os artistas conteporâneos de sua época, que para muitos eram afeitos à ditadura.

A crítca mais engraçada ficou por conta da cantora Elis Regina, quando a mesma fora realizar um show para o Exército Brasileiro e, ele então, criou uma charge, na qual a chamava de regente, enterrando-a. Dizem que a cantora, gostando nada disso, o reprimiu, e ele então, tornou a enterrá-la, noutra charge.

Continuar escrevendo sobre a importância deste mineiro para o Brasil deixaria de ser um causo, e sim um memorial.

Mas de seu nascimento em Ribeirão das Neves, terra da cerâmica e fora de produtos da hoticultura – era um município rico em terras e em águas, o que propiciava o cultivo de hortaliças – há um causo pitoresco:

Como as terras da região clamavam pelo seu cultivo, o Governo do Estado de Minas, detentor de boa parte desse latifúndio, ergueu a primeira Penitenciária Agrícola de Neves – hoje Centro de Recuperação Dr.José Maria Alckmin.

Nesta penitenciária, o pai de Henfil trabalhou. Sua esposa grávida, deu a luz ao cartunista ali mesmo, em seu local de trabalho. O espaço dispunha de um ambulatório para atendimento aos presos, funcionários e seus familiares.

A mãe de Henfil, hemofílica, transmitiu a ele, a doença; e, numa transfusão de sangue ele contraiu o vírus da AIDS.