O rádio

Entre o final das décadas de trinta e início da de quarenta, em plena efervescência da Segunda Guerra Muldial, quando ainda não se dispunha das informações televisivas, o noticiário se fazia presente através da radiodifusão. Época de ouro da radiofonia nacional.

Não bastassem os diversos programas de auditório cuja presença dos principais intérpretes da música brasileira arregimentavam verdadeiras multidões de fãs, os jornais falados desfrutavam de importante destaque. As emissoras de rádio daquela época se esmeravam em apresentar os noticiários local e nacional através dos mais conceituados locutores além, como era óbvio, a melhor síntese daquilo que ocorria nos quatro cantos do mundo. Tudo como somente poderia ser dentro das limitações impostas pelas técnicas radiofônicas disponíveis.

Macário, nonagenáario em pleno gozo das suas faculdades mentais, no desfruto de merecida aposentadoria após seguidos anos de árduo tabalho como conferente de uma antiga e tradicional casa de secos e molhados, representava um lídimo aficionado da radiofonia. Seu desgaste físico imposto pela idade avançada além da visão já bastante comprometida não lhe permitiam outras formas de passatempo. Portanto, ouvir rádio era a sua distração. Mal tinha início a programação diária lá se postava ele junto ao rádio, sentado na sua cadeira predileta a desfrutar de todas as informações transmitidas. Hábito esse adquirido desde longas datas. Entrava dia, saía dia e a rotina não sofria modificação.

Viúvo pela segunda vez há algumas décadas, residia numa modesta casa conjugada localizada numa ruazinha distante do centro da cidade, único bem material que possuía, adquirida através de um longo financiamento obtido no então IAPC.

Na sua companhia viviam dois dos oito filhos frutos do segundo casamento uma vez que do primeiro passara em "brancas nuvens", sem filhos. Não por culpa sua mas devido a infertilidade da primeira falecida. Além de Prudência, solteirona de idade já um pouco avançada, havia Pergentino o caçula conhecido nas redondezas por Tino Mão de Seda.

Prudência, mulher de hábitos simples, dedicava sua vida aos inúmeros afazeres domésticos os quais, diga-se de passagem, desempenhava com raro desvelo. Algumas vezes quando o reumatismo permitia se deslocava até a Igreja do bairro, por que fazia parte da Congregação daas Filhas de Maria. Além do mais ressentia-se do fato de que a natureza não lhe havia sido pródiga, uma vez que era destituída de quaisquer atrativos físicos. Não bastasse uma acentuada miopia era portadora de uma perna mais curta do que a outra razões suficientes para que jamais lhe tivesse aparecido algum pretendente a desposá-la. Tal defeito físico resultara-lhe ser mais conhecida na comunidade pelas alcunhas de "planta e arranca" e de "vinte e nove e trinta" pois à medida que caminhava os seus movimento ora para baixo ora para cima ensejavam-lhe que os desocupados repetissem um uníssomo: "planta e arranca"; "planta e arranca" ou, ainda, "vinte e nove e trinta"; "vinte e nove e trinta".

Pergentino, por sua vez, era daqueles que não queria nada com a vida. Apesar dos seus trinta e seis anos de idade jamais havia trabalhado.Vivia às expensas da minguada aposentadoria do seu velho pai. Bebedor inveterado era assíduo frequentador dos botecos do bairro e que para alimentar seu vício costumava surrupiar objetos da casa para vendê-los no sentido de saciar sua compulsão etílica.

Certa feita, no auge mesmo da sua insensatez teve a despudorada idéia de retirar algumas válvulas do rádio do seu pai e vendê-las numa oficina de reparos eletrônicos situada nas proximidades da sua residência. Fato ocorrido nas caladas da noite se aproveitando que Macário já havia se recolhido.

Na manhã seguinte, logo nas primeiras horas do dia, Macário ligou o rádio como fazia habitualmente, ansioso pelas notícias mais recentes e, para sua surpresa, o mesmo permanecia mudo. Percebendo a aflição do velho ao ser privado da sua única distração, Pergentino encondera-se atrás da porta situada entre a sala e o corredor da casa e, tentando imitar a voz do locutor, falou:

--- Alô, alô, senhores ouvintes; hoje não haverá programação.

Diante do fato, Macério desligou o rádio e se dirigiu à porta da frente um tanto desolado. De repente, percebeu que o rádio do vizinho ao lado estava transmitindo a programação normalmente. Na dúvida, retornou ao interior da casa ligando novamente o rádio, momento no qual Tino Mão de Seda postando-se mais uma vez atrás da porta, repetiu enfaticamente:

---Alô, alô, senhores ouvintes; NÃO INSISTAM, pois hoje não haverá programação.

Decorridas algumas horas Macério, com a ajuda de um técnico em eletrônica descobriu mais uma das falcatruas do filho malandro.

wellmac
Enviado por wellmac em 23/11/2010
Código do texto: T2632070