Zé Goiaba e causo da enchente.

Era véspera do feriado finados a noite estava escura e fria, coisa rara de se ver por aquelas bandas.

E como toda véspera de feriado, santo ou não, todos estavam reunidos proseando e bebendo. Trocando experiências como diziam uns, ou jogando conversa fora como diziam outros.

E essa noite não seria diferente. Estavam todos reunidos na fazenda Boi Bão, pra ser exato na casa do Zé Goiaba.

Naquele fim de mundo esquecido pelos governantes não tinha água encanada nem luz elétricas, viviam um tanto longe do conforto da vida moderna, sem geladeira fogão a gás e sem televisão que cá entre nós, o Zé chamava de a maquina de fazer doido. pois quem assistia aquilo ficava doido repetindo o que viu e ouviu.

_Casa que tem essa caixa, a família desanda. Não conversa, e sem conversa a família se aparta.Dizia ele.

E foi assim que Zé Goiaba foi intimado a contar mais um de seus causos, então começou.

__Como falei no causo anterior a seca fez o maior estrago. A terra virou areia, secou até pé de pimenteira. eu vi a fome sentada ao meu lado na minha mesa rindo para mim.e olha que ela me pediu o que comer.foi então que eu vi devia tomar uma decisão.

-_Qual foi, Zé?Perguntou Chiquinho ansioso.

__Bem eu resolvi ir pra cidade procurar emprego. E ate encontrei, mais como é que eles diziam mesmo é ...ah ,o senhor não é qualificado.

oras ao meu ver eu só tinha um problema, não tinha muita leitura .

lia um pouco mais desenhava muito bem o meu nome.acredita que até pra mode varrer rua me pediram o um tal de diploma dum tal de ensino medico.já ia ate desistindo quando vi uma placa de precisa se e entrei pra mode perguntar .

-Bom dia senhor. Disse um senhor bem alinhado._E meus pêsames... não ,não precisa dizer nada temos tudo aqui ,pra resolver e ajuda lo nesse momento de infortúnio.

_ (?).

A funerária descanse em paz trás ate você os melhores produtos, pelos melhores preços.

Temos aqui esse moderníssimo esquife, todo acolchoado com seda chinesa, Detalhe em mogno, madeira maciça de primeira. Venha... Toque... sinta a maciez, veja a beleza dos detalhes.

E não é só isso, junto com a opção máster vão as mais perfumadas flores já colhidas nos campos do sul.

-(?.)

_Calma e não é só isso. Na opção máster você tem direito ainda a não uma, nem duas ou três... Mais cinco, eu disse cinco carpideiras. e também as belas orações do padre João .se é evangélico não tem problema temos o pastor zaqueu ,ou pai Jacó .

E cá entre nos... se for para sogra recomendo esse aqui com a tampa reforçada.

Bem também temos esse aqui é um pouco mais em conta, não vão às carpideiras mais inclu o um sacristão ou um presbítero.

Temos também o modelo popular ele é feito de pinos decorado com tiras plásticas da cor roxa, não é acolchoado mais leva de brinde esse pequeno travesseiro com o time de coração. nesse caso o padre ou o pastor é cobrado a parte a combinar.e as flores são de plásticos.

Temos também o caixão reciclado.

_(?)(?).

-Deixa que eu explique pela lei os corpos ficam enterrados por três anos e depois vão pro cruzeiro, muro ou gavetas. e o que fazer com os caixões?Ah, ai entra a reciclagem. cuidamos do meio ambiente e ajudamos os necessitados vendendo mais barato. E ai?Qual vai quer?

_O emprego. disse eu.

__ (?)

_Vim pelo emprego. Estão precisando de ajudante, não estão?

__o senhor deixou-me meia hora falando, oras tenha paciência... PEDRÂO....venha cá.

Esse é..... o .....

_Zé goiaba. seu criado.

_é isso ai... vai ser seu ajudante...ah, leve o .

_ Bem seu Zé, carregue o carro com esses dois caixões. disse o João que era o motorista do carro fúnebre.eu fiz o que ele pediu e saímos.no caminho eu perguntei onde íamos ele olhou as notas e disse .

_devemos estar às três horas na rodovia e entregar em um caminhão o caixão máster depois iremos à fazenda tostão de prata e levar o intermediário.

Chegamos logo à rodovia mais nada do caminhão. João o motorista desceu pra fumar um pouco e esperar o tal do caminhão que já estava atrasado.deu três, quatro .cinco horas e nada do caminhão ele então perguntou .

_seu Zé, Cê mora muito longe daqui.

_Qual nada um tirinho, logo ali.

_então vamos fazer o seguinte. Continuou o João. você fica aqui esperando o caminhão que eu vou na fazenda levar o outro caixão...certo vá lá e descarregue o máster...isso agora o espere aqui assim que ele chegar entregue e vá pra casa ,nos vemos amanha cedo.

E assim fiquei esperando o caminhão chegar pra retirar o caixão, enquanto o João ia entregar o outro. mais se você pensa que minha sorte mudou esta enganado .como você sabe fazia três meses que não chovia e logo naquele dia e naquela hora começou a chover.e não foi uma chuvinha não foi um dilúvio.

Assim que começou a chover eu olhei pra todo lado procurando um lugar pra me proteger da chuva e nada. Então pensei._eu é que não vou me molhar. Abri o caixão e me enfiei dentro. E rapaz... E não é que era macio, melhor que minha cama de colchão de palha.

Ainda bem que era um máster, já pensou se fosse um reciclado.

Apesar da chuva que caia, o calor era de matar. E se sabe né. Aquele calor o barulho da chuva, não deu outra bateu a preguiça, então resolvi tirar um cochilo pra passar o tempo.

A chuva caia forte, ou melhor, desabava o céu. E eu ali sequinho e quentinho no bem bom e confortável máster, e já ferrado no sono.

Olha, quanto tempo Choveu, eu não sei, pois dormi. Mais naquele dia deu enchente no rio são Francisco e a enxurrada levou a caixão embora. Ele Foi navegando como a arca de Noé naquele filme do diluvi e atravessou toda a cidade e acabou arrombando a porta da igreja e ali dentro ficou. Eu continuava dormindo, num dei conta de nada. Home, no outro dia era dia de missa, e a cidade inteira foi à igreja agradecer a volta da chuva. Quando chegaram e viram o caixão ficaram curiosos pra saber quem era.

Uns diziam que era morte por afogamento, outras que era assassinato e assim por diante. E quantos mais assuntavam mais curiosos ficavam. Foi quando resolveram abrir a caixão, foi Zezão que abriu, e ao me ver desmaiou. Isso só aumentou mais a curiosidade do povo que correu pra ver quem era o defunto.

__È o Zé goiaba!Olha parece um anjinho. disse dona santinha já juntando todos para rezar um terço .

Foi quando chegou jiló e ao me ver no caixão começou gritar.

____NAO! o Zé não ,POR QUE?POR QUE ?FALA COMIGO ZÉ ,ACORDA ZÉ.....

_E ai, já parou de chover?Perguntei, enquanto me levantava. Home, num ficou ninguém pra responder.