GAROTO ESPERTO, PAI BURRÃO.
Juninho tem apenas nove anos de idade, está sentado no sofá da sala e diz que vai ter uma conversa seria com seu pai que acaba de chegar do serviço.
___Pai, estamos em Setembro e este ano não fomos para a praia, o que está acontecendo?
___Carlinhos, as coisas andam mal, não está sobrando dinheiro para nada.
__Mas o senhor comprou um carro novo para passearmos com mais conforto e tranquilidade e até agora não fomos para lugar algum.
__Sabe o que é filho... Aquele carro já estava com oito anos de uso, começando a ficar velho e feio e este tem apenas um ano e meio, ainda não paguei o IPVA, tem o seguro e uma mensalidade atrasada, o tanque está vazio e estou sem dinheiro, vou acertar tudo com o décimo terceiro.
__Acho que o senhor esta trocando cebolas, deixa de ser burro, vai usar todo o décimo terceiro, aí o natal vai ser minguado, não vai sobrar dinheiro para viajar, e o carro vai continuar na garagem. Quando vamos poder viajar?
__Olha filho... Eu preciso pagar este carro e aí viajaremos de carro novo.
__Pai... Veja bem! Este carro foi financiado em 60 meses, quando o senhor terminar de pagar ele já estará velho, seria mais vantagem pegar, trocar este carro em outro sem dividas, sobraria dinheiro para o natal, viajem e ainda guardaríamos um pouco por mês, e daqui a 60 meses, pegaríamos todo dinheiro guardado mais este carrinho velho e compraríamos um bem novinho talvez até um zero.