* AS ROSAS DE JEREMIAS*

NAQUELA CIDADE NÃO HAVIA NEM UM SER VIVENTE, QUE NÃO SOUBESSE DA SINHAZINHA ANA E DO ESCRAVO JEREMIAS,

ELE UM NEGRO MUITO FORTE E BONITO, UM LINDO SORRISO QUE ENCANTAVA ANINHA, ELA ERA SINHÁ, FILHA DO DONO DA FAZENDA ONDE ELE ERA ESCRAVO.

E TODOS OS DIAS SE VIAM, ELA TÍMIDA, SORRIA, ELE NEM SEQUER MEXIA UM MÚSCULO, TANTA ERA A SENSAÇÃO QUE ELA CAUSAVA NELE, ELE CUIDAVA DO JARDIM, ONDE MANTINHA UM LINDO JARDIM DE ROSAS, QUE TODOS OS DIAS MANDAVA UMA PARA ELA, PELAS MÃOS DE UMA ESCRAVINHA DE DENTRO DA CASA GRANDE.

O AMOR DOS DOIS CRESCIA, COMO CRESCIAM AS ROSAS DO JARDIM, ELA UM DIA MARCOU UM ENCONTRO COM ELE, NO JARDIM A NOITE, ONDE IA FUGIR E IR VE-LO.

A NOITE CHEGOU E COM ELA OS MEDOS DE AMBOS, DE SEREM PEGOS, DE ALGUÉM VER, DO PAI DELA APARECER, MAS ELE SE ENCHEU DE CORAGEM E FOI ATÉ LÁ..

A NOITE ERA CLARA, OS CHEIROS DAS ROSAS INVADIAM O AR,

ELE A TOMOU NOS BRAÇOS, E NUM LONGO BEIJO, LHE FEZ JURAS DE AMOR, E COMBINARAM UMA FUGA PARA ALGUNS MESES DEPOIS, ONDE ELE IA GANHAR SUA ALFORRIA.

O ENCONTRO DUROU POUCO, MAS O SUFICIENTE PARA SABEREM QUE SE AMAVAM DE VERDADE. E TODAS AS NOITES ELES SE ENCONTRAVAM PARA MATAR A SAUDADE E FAZEREM PLANOS.

UMA NOITE DESTAS DE LUAR, NÃO CONTENDO SEUS DESEJOS E O AMOR QUE SENTIAM UM PELO OUTRO, SE ENTREGARAM

AO AMOR, FAZENDO ASSIM UM PACTO DE VIDA E PAIXÃO, ELA FEZ DELE SEU AMOR, E ASSIM MANTINHAM OS ENCONTROS AS ESCONDIDAS. FAZENDO AMOR DEBAIXO DAS ROSEIRAS E DOS PERFUMES DELAS..A PELE DELA BRANCA COMO A ALVA, E A DELE NEGRA COMO A NOITE SE MISTURAVAM, E TUDO ERA IGUAL ENTRE ELES.

ENTÃO.. DOIS MESES DEPOIS, ELA SE SENTIA ESTRANHA, ENJOADA, COM TANTO SONO E FOME, QUE SE QUEIXOU PARA SUA BÁ, E A PRETA VELHA , OLHANDO BEM NOS OLHOS DELA, DISSE:

- VOCÊ, ESTÁ BUXUDA, EMPRENHOU DO JEREMIAS! MINHA OXUM TE VALHA NESTA HORA MINHA MENINA!!

ELA SE POS A CHORAR E SE DESESPERAR.. COMO IA FAZER COM ISSO? COMO IA CONTAR AO PAI SEVERO E CRUÉL SOBRE A SUA GRAVIDEZ?

ELA ENTÃO CHAMOU JEREMIAS DE CANTO, E DISSE QUE ESTAVA GRÁVIDA, E QUE TINHA QUE FUGIR. FORAM DIAS PLANEJANDO A FUGA, QUANDO ELA NA COZINHA CONTAVA SOBRE TUDO PARA SUA BÁ.. NÃO CONTANDO QUE SEU PAI ESTAVA A ESCUTAR TUDO DO LADO DE FORA DA COZINHA. O PAI DELA, TOMADO DE ÓDIO E DE VERGONHA, MANDOU PRENDER JEREMIAS NUM TRONCO, CHAMOU A TODOS DA SENZALA, E DISSE:

_ ESTE NEGRO, VAI MORRER!! APROVEITOU-SE DE MINHA FILHA, E NÃO VIVERÁ PARA CONTAR SUA HISTÓRIA.

TODOS QUE VIAM AQUILO CHORAVAM, ELE BATEU MUITO EM JEREMIAS, E ELE NEM SEQUER ABRIU A BOCA. ACEITOU SEU DESTINO QUIETO, COMO UM CORDEIRO.

ENTÃO MAIS TARDE MANDOU FAZER UMA FORCA, PASSOU UMA CORDA NO PESCOÇO DE JEREMIAS, E ALÍ SEU DESTINO ESTAVA TRAÇADO. JEREMIAS OLHOU PARA O CÉU, E FALOU, :

- MEU PAI OXALÁ, RECEBE MINHA ALMA EM TEU REINO, PERDOA MEUS PECADOS, E LEVA EU PRAS TERRAS DE ARUANDA.

ENTÃO O CHÃO LHE FALTOU DEBAIXO DOS PÉS DE JEREMIAS, E A VIDA LHE FOI ESVAINDO, EM SEU ÚLTIMO OLHAR VIU A SINHAZINHA ROSA, CHORANDO DESESPERADA NA JANELA... E ASSIM MORREU O NEGRO JEREMIAS.

NO OUTRO DIA, O PAI DA SINHAZINHA, DISSE A ELA QUE ELA IA EMBORA E GANHAR O NEGRINHO LONGE DALI, E QUE IA TER QUE DAR O NEGRINHO PORQUE NÃO IA ACEITAR UM NEGRO NA FAMILIA DELE, E SUJAR SEU NOME.

ELA ARRUMOU SUAS MALAS, E SE DESPEDIU DA SUA BÁ, ESTAVA TRISTE, MORTA POR DENTRO.

NO OUTRO DIA CEDINHO O PAI, ABRIU A PORTA DO QUARTO DA SINHAZINHA, E SE DEPAROU COM UMA CENA HORRÍVEL, A SINHAZINHA PENDURADA NUM CANTO DO QUARTO, ENFORCADA, NUMA PALIDEZ ASSOMBROSA.

O PAI SAIU GRITANDO, DIZEM OS MAIS VELHOS QUE ELE FICOU LOUCO E DEPOIS SUMIU MUNDO A FORA, NUNCA MAIS FOI VISTO.

ENTÃO DESDE AQUELE DIA, TEM GENTE QUE JURA COM A MÃOS SOBRE A BIBLIA, QUE EM CERTAS NOITES DE PRIMAVERA , EM QUE O JARDIM DE ROSAS ESTÁ FLORIDO, JÁ VIRAM , UM NEGRO E UMA SINHAZINHA QUE LEVA NA MÃO UMA ROSA VERMELHA COR DE SANGUE, E COM ELES UMA CRIANÇA, E QUE ELES ANDAM JUNTOS, E SOMEM NA ESCURIDÃO DA NOITE.

TEM GENTE QUE ATÉ HOJE NÃO PASSA NA FRENTE DA ONDE ERA A FAZENDA, E NEM PERTO DO TAL JARDIM, QUE TODAS AS PRIMAVERAS INSISTE EM DESABROCHAR ROSAS LINDAS.

E DIZEM OUVIREM RISOS DE UMA CRIANÇA, QUE LEVADA PELAS MÃOS DOS PAIS, DESAPARECE NA ESCURIDÃO..

MAS FICO EU AQUI A PENSAR, JEREMIAS AINDA CUIDA DO JARDIM E A SINHÁ CUIDA DE SUA CRIANÇA, E OS TRES SÃO FELIZES, EM ALGUM LUGAR DESTE MUNDO PARALELO...

O AMOR OS MATOU...É O CAUSO QUE O POVO CONTA.

E AS ROSAS AINDA NACEM TODOS OS ANOS, COMO QUE SE DIZENDO:

_ELES ESTÃO BEM.

FIM.

PAULA.

PEROLA XAVIER
Enviado por PEROLA XAVIER em 15/10/2010
Reeditado em 15/10/2010
Código do texto: T2557393
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.