O CAUSO DO MARIDO MISERÁVEL
Esse é mais um causo que aconteceu por essas bandas daqui...vamos a ele
“Chico Mão-de-nenê” era o seu apelido, conta a história que ele era tão miserável, tão avarento, tão “mão fechada” que poderia atravessar o Rio Amazonas nadando com um SONRISAL na mal que chegava no outro lado da margem com o comprimido inteirinho, sem efervescer. Era a versão amazônica do saudoso personagem “Nonô Correa”, o velho pão-duro da novela o Bem Amado.
Dona Solange sua esposa é que sofria na pele com a mania de poupar de Chico. Mas aquele ano de 2008 foi um ano diferente Chico foi aprovado num concurso público, conseguira obter o segundo lugar para o cargo de Auditor de Obras Publicas, no Tribunal de Contas do Estado. Seu novo salário lhe permitia fazer algumas extravagâncias mas como era de se esperar Chico Mão-de-nenê não se dava a esse luxo.
Estava se aproximando o dia do aniversário de Dona Solange e
numa determinada noite Dona Sol, como Chico gostava de chamá-la ( talvez pra economizar até as palavras) acorda o marido no meio da noite e diz, emocionada:
-Querido! Sonhei que você havia me dado de presente: uma gargantilha de ouro, juntamente com um anel e um par de brincos de brilhantes! O que será que este sonho quer dizer?
Chico , ainda sonolento, responde:
-Não se preocupe, você vai ficar sabendo no dia do seu aniversário.
O coração de Dona Solange disparou numa velocidade fenomenal, a mulher quase tem “infarto emocional”. Afinal de contas, Chico , em relação as finanças, sempre fora muito seguro, meticuloso, controlador do erário familiar, um verdadeiro ministro da economia judeu.
Mas agora era diferente. Chico havia passado no concurso do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e estava exercendo um cargo com uma remuneração digna de um alto escalão.
Dona Solange, via seus sonhos prestes a se realizar, pensava consigo mesmo: Valeu meu Senhor, valeu a pena acreditar,investir e participar das lutas e vitórias desse homem. Sinto que minha recompensa se aproxima:
Aquelas palavras de Chico não saiam da cabeça de Dona Solange, era como uma música:
“-Não se preocupe, você vai ficar sabendo no dia do seu aniversário”
Finalmente o dia do aniversário chega. Chico entra em casa, em sua mão traz uma caixa retangular, maravilhosamente decorada, se aproxima da esposa lhe da um ardente beijo, coloca a caixa em suas mãos e olhando-a carinhosamente pronuncia:
Feliz aniversário "Sol" da minha vida.......
Dona Solange extremamente emocionada e mais ansiosa ainda, se agarra ao pacote, rasga o papel, abre a caixa e a medida que seus olhos exergam o conteudo sua expressão de alegria vai se dissipando. Dentro da caixa dona Sol encontra apenas um livro , com o titulo:
"O Significado dos Sonhos".....