O ESPETACULAR CAUSO DO LEITEIRO.

Esse é mais um causo que vou lhes contar. Trata-se de uma história real das quais eu presenciei o desfecho. Então vamos ao texto.

Firmino era um homem próspero e quando finalmente se aposentou pelo Tribunal de Contas do Estado, no cargo de Auditor de Contas Publicas, tratou logo de realizar um de seus sonhos: comprou um sitio, uma pequena propriedade rural distante da capital, onde passou a morar.

Como era oriundo de uma cidadezinha do interior, almejara um dia, quando tivesse tempo, voltar á suas origens. Queria ficar distante da agitação da capital e em seu sitio tinha uma pequena roça, criava galinhas, patos, e logo depois comprou quatro cabeças de gado.

Não tardou muito e Firmino começou a obter leite do gado e sempre que possível pegava sua caminhonete pick –up, ia até a capital e nas ruas do antigo bairro onde morava, bairro este em que eu também residia, e ali vendia leite de gado aos vizinhos.

Com o tempo Firmino engordou alguns quilos, ficara acima do peso. Resolveu ir ao médico e este recomendou que Firmino fizesse alguns exercícios leves e rotineiramente teria que fazer caminhada.

Firmino então em sua rotina de vender leite aos vizinhos, começou a andar alem das vizinhanças do nosso bairro, sempre carregando dois baldes de leite à pé. Subia as ladeiras, entrava pelas vielas, percorria os becos por quase todo o bairro. Sempre muito suado, saia gritando pelas redondezas:

- Olha o leite de gado - esta fresquinho.

Firmino estava animado, pois com aquela caminhada aliada ao peso dos baldes de leite, começou a perder peso. Estava mais leve mais magro, mais saudável, mais corado e mais disposto.

Certa vez estava eu na parte mais periférica do bairro, tomando umas cachaças num boteco, quando presenciei uma dona de casa discutir com seu esposo:

- Homem vá procurar um trabalho, procure o que fazer, tu tens quatro filhos pra sustentar e tu passas o dia todo ai “ de cú pro ar”- esbravejou a mulher

- Mas mulher eu procuro emprego, só que como já passei dos cinqüenta a idade não ajuda muito, só arrumo uns “bicos” vez por outra....

- Deixa de desculpa fajuta - falou a mulher - procura alguma atividade- vá limpar o quintal de alguém, sei lá procura lavagem de carro. Pega um carrinho-de-mão e cobra R$ 1,00 real pra buscar água no poço artesiano da comunidade. Aí tu vai ver se tu arruma ou não arruma dinheiro......

A discussão ia de vento em polpa quando justo naquele momento Firmino passou em sua caminhonete pick-up com alguns baldes de leite na carroceria. A mulher que discutia com o marido ao ver Firmino naquele carrão foi logo “esculhambando” com o marido:

- Olha aí seu preguiçoso. Esse senhor que vai passando , ele vende leite, quase todo dia ele passa por aqui à pé e olha só o “homem” já comprou foi um carro.. Só tu é que não quer trabalhar pra prosperar e ter as coisas, filho de uma égua, preguiçoso.....

Eu não agüentei comecei a dar uma gargalhada e pedi outra dose......

VITOR SERGIO
Enviado por VITOR SERGIO em 01/10/2010
Código do texto: T2531349
Classificação de conteúdo: seguro