O TURCO E O PRESIDENTE VARGAS
Um turco viajava de trem do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro.
No mesmo vagão em que viajava a comitiva presidencial.
Fumando cachimbo o turco inundava o vagão com a insuportável fumaça. Em princípio o presidente tentou suportar a situação numa demonstração de camaradagem e tolerância. Mas no decorrer da longa viagem, sua filhinha alérgica a fumaça, começou a tossir continuamente. Levantando-se de suas acomodações o presidente educadamente dirigiu ao cidadão pedindo-lhe a gentileza de fumar moderadamente sem causar maiores problemas.
Recém chegado ao Brasil sem o domínio da língua portuguesa o turco nada entendeu, e continuou fumando da mesma forma. O presidente voltando a ele, deu-lle um cartão para que o mesmo soubesse se tratar de Getulio Vargas o então presidente. Simplesmente ele guardou o cartão no bolço e continuou fumando.
Irritado o presidente solicitou providencias urgentes do agente ferroviário, responsável pelo comboio. Dirigindo ao turco o agente ordenou-lhe que parasse imediatamente de fumar. Ele tirou o cartão do bolso entregando ao agente. Continuando viajem,mais e mais ele fumava. Com o problema sem solução, Vargas muito nervoso chamou o agente novamente, exigindo solucioná-lo imediatamente; no que ele respondeu –, cale a boca senhor aquele é o desgraçado do Getulio Vargas. O filho da mãe é presidente da Republica!