Cabelo a La Garçom
Sempre que um sertanejo resolve fixar residência na capital, ou numa cidade maior, a partir daquele instante sua casa se transforma no ponto de convergência de toda a família. Basta que alguém necessite fazer um tratamento médico ou mesmo as compras de final de ano, para que a casa do tal fulano que mora na capital seja transformada em base ou porto seguro para toda a família..
Aquela tranqüilidade de vida mansa de cidade do interior, é substituída por uma vida atribulada, com a casa cheia de parentes, que superlota a mesa na hora das refeições e os quartos na hora de dormir. Com o velho meu sogro aconteceu fato idêntico, por diversos anos ele morou na cidade de Conceição – PB no alto sertão da Paraíba, depois fixou residência aqui em Campina Grande – PB, onde viveu até morrer.
Certo dia chega a casa do meu sogro, uma das suas irmãs que morava na cidade de São José do Egito – PE. Ela viera a Campina Grande para fazer um tratamento médico que duraria aproximadamente uma semana. Para lhe fazer companhia durante a viagem D. Nazihna (era assim que se chamava a irmã do meu sogro) trouxera consigo uma filha, era uma menina moça com aproximadamente uns 12 anos, chamada Graça ou Gracinha, como a mãe lhe tratava.
Naquela época meus cunhados ainda eram garotos, sendo que o caçula da família era o “Biu” um garoto de 11 anos, “guri” ruim como “Terra quente”.
D. Nazinha terminara o tratamento e já comprara a sua passagem de volta. Ela pretendia aproveitar o último dia útil (sábado) aqui em Campina, para fazer algumas compras, como também cortar o cabelo da filha Graça. D. Nazinha dá de garra da mão da menina e seguem em direção ao comercio local.
Naquele dia eu fora convidado por minha sogra para almoçar na casa dela, já passava do meio dia e eu me encontrava no terraço da casa lendo,um jornal enquanto aguardava a hora do almoço. Ao meu lado sentado no chão “Biu” brincava com um carrinho.
Em dado momento escuto alguém abrindo o portão do jardim, levanto a vista, era D. Nazinha que retornava das compras acompanha da filha. As duas se aproximam e uma coisa chamou a atenção do “Biu”, ele larga o brinquedo se levanta, encarando a prima que acabara de chegar, com aquela maneira safada de falar ele se aproxima de mim, passando a tocar no meu braço, e. . .
- Oh Uchoa, oh Uchoa !
- Fala Biu !
- O cabelo de Gracinha num ta parecido com o “cú
de uma perua” ?
Falou o guri em tom de galhofa
D. Nazinha havia mandado cortar o cabelo da filha num modelo muito em moda naqueles dias. O corte era modelo a “Lá Garçon” como usava a artista de cinema Julie Andrews.
Quando a menina escutou os comentários que o “Biu” acabara de fazer a respeito do corte do seu cabelo ficou uma fera, passou a gritar e dar pulos, a menina parecia que estava manifestada. A mãe escutando toda aquela barulhada se aproxima e procura saber o motivo de tanta zoada, a menina aos prantos grita:
Mãe o “Biu” ta dizendo que o meu cabelo parece
um “cú de perua”
D. Nazinha ficou possessa e parte em defesa da filha, vai até onde o “Biu” se encontrava e passa a gritar:
- Eu não sei onde estou que não lhe dou
uns “cocorotes”, mas, deixa o
teu pai chegar que vou preparar a tua cama !
Minha sogra que estava na cozinha quando escutou aquela confusão, vem até a sala e procura saber o motivo de tanta barulhada, e. . ,.
- O que esta havendo aqui Nazinha ?
- É o “Biu” que esta chamando Gracinha de “cú de
perua” !
- Tenha calma Nazinha, “Biu” ainda é uma
criança !
Ponderou minha sogra
- Que criança que nada Amara, quando o Sousa
chegar eu vou contar-lhe tudo que aconteceu !
Minha sogra fez o possível para a cunhada não perturbar o irmão na hora do almoço, mas esta estava mesmo resolvida a contar ao irmão, e. . .
- Olha Amara não adianta você me pedir para eu
não contar ao
Sousa o que o “Biu ” fez com a Gracinha !
- Sousa vai ficar aborrecido Nazinha !
- E eu tenho medo de Sousa Amara ! Quando eu
estou com raiva
enfrento até um trem carregado de pólvora,
com um doido em cima fumando um charuto
Falou Nazinha mordida de raiva
No meio daquela confusão chega o velho Sousa para almoçar. Quando D. Nazinha viu o irmão se aproximando, vai até o seu encontro, e. . .
- MEU IRMÃO, pode ser uma coisa destas, não
é que o “Biu” chamou a Gracinha de “cabelo de
cú de perua”, só porque a “bichinha” cortou o
cabelo curto !
- Tenha calma minha irmã, traga a menina para eu
dar uma olhadela no seu cabelo !
D. Nazinha vai até o quarto e retorna trazendo a garota ainda chorando, para o velho Sousa apreciar o seu cabelo.
- Olhe Sousa, não esta bonitinho ? Perguntou D.
Nazinhapassando a mão no cabelo da menina
O velho Sousa mete a mão no bolso do paletó, pega os óculos e coloca na ponta do nariz, passa a examinar cada detalhe do cabelo da sobrinha, depois de muito olhar o cabelo da menina, vira-se para a irmã, e. . .
- Oh Nazinha, sabe que o “Biu” está mesmo com
a razão, não é que o cabelo da menina parece
mesmo com o "cú de uma perua" !
Aí D. Nazinha explodiu de raiva com um trem carregado de pólvora.