O CAMPIÃO DO RÔNCO

Na cidadezinha de interior com seus hábitos caboclos promoviam-se grandes festas atraindo multidões. Ambulantes de todas as partes do estado se locomoviam para lá atraídos pelo movimento festivo, aproveitando a oportunidade para venderem suas bugingangas defendendo o pão de cada dia. Semanas antes do evento a cidade era tomada por centenas de barracas das mais variadas iguarias de comidas típicas ao gosto do consumidor. As acomodações não correspondiam muito bem em tais festividades uma vez que a Infra-estrutura do pequeno município não dispunha de hotéis, pouco e modestos dormitórios. A única pensão, cujo proprietário era muito cordial e receptivo enfrentava um dilema com um hóspede que nela residia. Sendo ele funcionário público, exercia a função de coletor estadual.

O cabra roncava tanto que chegava incomodar até os freqüentadores da pequena praça onde situava a pensão. Adquiriu tanta fama pelo seu ronco, que se tornou conhecido na cidade inteira. Seu problema era tamanho que o apelidaram de ronrom. Era muito humilde e de tão boa paz que parecia até gostar de ser chamado assim.

A cidade se tornou conhecida como cidade do Roncador. Em homenagem ao coletor.

Numa determinada festa apareceu por lá um cacheio viajante caboclo muito falante e comunicativo vendedor de um determinado óleo de nome, (cura tudo), segundo ele curava qualquer deficiência. Acabou ficando amigo do Ronrom. Papo vai papo vem à amizade cresceu entre ambos. Ronron o levou até a pensão, que estava sem vagas, propôs ao proprietário improvisar um colchão no chão de seu de quarto para o amigo. Logo veio a resposta -, tudo bem, mas e os teus roncos ninguém consegue dormir?-Interferindo o cacheiro louco por uma vaga disse logo, que isso, dormirei tranqüilo, fique despreocupado. - acho difícil-, mas tudo bem se queres assim seja feita a vossa vontade. Saiba apenas que as paredes são isoladas contra o som foi à forma que encontramos para não expulsa-lo da pensão, uma vez fechada à porta. Não há quem durma, ele próprio chega a passar noites sem dormir!-Deixe comigo senhor sem problemas.

No dia seguinte o cacheio bem humorado se apresenta à mesa para o café da manhã. O pensionista pergunta -, como passou conseguistes dormir?- Bem por demais, como um anjo! –Não acredito qual é o segredo? - Simples ao me deitar joguei um beijinho a ele e disse-, boa noite coisinha fofa me aguarde querido! Ele passou a noite sentado na cama, e eu dormi como um anjo!Agora depois que me levantei, está lá roncando como nunca.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 09/09/2010
Reeditado em 01/10/2010
Código do texto: T2486956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.