PEDRO E A PEDRA
Conta-se que a muitos e muitos anos atrás, quando o filho de Deus Vivo se tornou carne e veio habitar entre nós, muitas coisas boas nos ensinou e uma pequena parte destes ensinamentos se encontra nas Sagradas Escrituras e outras se perderam no esquecimento do povo, alguns causos porem chegaram até nos, contados e recontados pelos nossos caboclos, se são ou não verídicos isto não vem ao caso, importante é que elas sirvam para questionar nossas atitudes as vezes mesquinha.
Ainda criança ouvi um causo semelhantes as parábolas que encontramos nos ensinamentos de Jesus. Dizia que no tempo em que Jesus andava pelas terras da Judéia ensinando o povo, agregou ao seu redor um bando de homens das mais diversas categorias, eram pescadores, cobradores de impostos, agricultores e até alguns agitadores do povo que aderiram aos ensinamentos do Mestre e o acompanhavam em peregrinação pela Terra Santa, assim, de certa feita estavam no trajeto entre um povoado e outro quando aos passarem por uma pedreira, Jesus ordenou a todos que pegassem uma pedra, não exigiu mais nada alem de uma pedra. Os Discípulos pegaram cada um sua pedra de porte médio e que pudessem carregar sem muito esforço físico, Pedro porem, astuto como era, pegou um pequeno e insignificante pedregulho, o que não caracterizava uma desobediência ao mestre, visto que estava cumprindo a sua parte. Após caminharem uma razoável distancia a pé sob um sol escaldante, todos estavam famintos devido ao avançado da hora, chegaram a uma frondosa figueira a beira do caminho, Jesus ordenou a todos que se sentassem à refrescante sombra e após uma breve oração, todas as pedras se tornaram em pão e exatamente do tamanho da pedra que cada um trouxe, Pedro embora faminto ficou com um minúsculo pãozinho pois sua pedra era muito pequena, decepcionado consigo mesmo pela medíocre atitude preguiçosa, nem se atreveu questionar o mestre.
Alguns dias depois, perambulando pelos campos da Judéia rumo a cidade de Jerusalém, aos passarem por uma pedreira, Jesus deu a mesma ordem e cada um pegou um pedra igualmente com a possibilidade de que pudessem levá-la sem muito esforço físico Pedro porem, pegou uma pedra que mal podia carregar tamanha a ganância do discípulo. Caminharam igualmente um bom trecho e ao passarem por uma cruz de madeira a beira do caminho, Jesus ordenou a todos que depusessem suas pedra aos pés da cruz prenunciando a todos de que tipo de morte deveria morrer. Mais uma vez Pedro se decepcionou consigo mesmo pela medíocre atitude gananciosa e igualmente, não se atreveu questionar o mestre.