A ASTUCIA DO COMERCIANTE

A venda estava movimentada, naquele dia parece que toda a freguesia resolveu fazer suas compras o que causava este tumulto todo. O Comerciante e seu ajudante estavam atarefados quando chegou um freguês que a pouco tempo haviam se mudado para o município, apressado pois disse estar cheio de serviço na propriedade e queria voltar logo, veio apenas para comprar trinta metros de corda para qual estava necessitado para a lida no sitio.

O Dono do estabelecimento muito gentil e honesto, confiou no freguês novo, vendo a pressa do homem que estava estampada em seu rosto, argumentou que estava ocupado no momento mas que ele, o próprio freguês, poderia ir medindo a corda que precisaria e depois ele faria as contas.

O freguês sem fazer objeção alguma, de posse do metro, começou a medir a corda quando numa corrida de olho, o comerciante observou que o homem não estava sendo correto, seu metro tinha aproximadamente um trinta centímetros a mais, e de uma maneira descarada estava procurando levar vantagem. Diante de tal realidade, o que fazer? Matutou o honesto vendedor, pois muito tempo havia se estabelecido no lugarejo, ali ganhou a sua vida servindo seus fregueses, porem o que lhe pertencia por direito ele cobrava, mas aquilo que não lhe pertencia, também não queria.

Deixou o homem no estabelecimento e adentrou no deposito alegando buscar algo mas muito pensativo, precisaria tomar uma decisão que não espantasse o novo freguês. Ao retornar, o sertanejo com a maior cara de pau disse que já havia separado as cordas que precisava e informando ter ali trinta metros, o comerciante acostumado com as suas mercadorias, até no visual podia ver que na realidade o rolo tinha bem mais que quantidade solicitada, foi quando lhe veio a inspiração e muito gentilmente e procurando não ofender os brios do desconhecido disse:

________ Pois então, pode por na balança!

Sem jeito o comprador retrucou

________ Mas, não é por metro que se vende cordas?

O comerciante informou-lhe

________ Aqui no meu estabelecimento o metro é só pra basear a quantidade, mas o valor é por peso. É bem mais pratico e justo!

O comprador acabou levando as cordas que havia medido, uma quantidade bem maior do que a solicitada não podendo nem sequer questionar comerciante que de sorte, não arcou com nenhum prejuízo.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 29/07/2010
Reeditado em 31/07/2010
Código do texto: T2405510
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.