Conto Mineiro

A única vaca de uma pequena cidade de Minas, na divisa com São Paulo, parou de dar leite. O povo fez uma pesquisa e concluiu que poderia comprar uma vaca do Mato Grosso por R$2.000,00 ou uma outra de São Paulo por R$1.000,00. Como eram econômicos, condição indispensável para ser mineiro, preferiram comprar a vaca paulista.

A vaca era maravilhosa. Produzia muito leite o tempo todo, e as pessoas estavam admiradas e muito felizes. Decidiram comprar um touro para cruzar com a vaca e produzir mais vacas como a primeira. Eles nunca mais teriam que se preocupar com o fornecimento de leite de novo.

Compraram um touro e o puseram no pasto com sua valiosa vaca. Entretanto, toda a vez que o touro chegava perto da vaca, ela se afastava. Diante de qualquer tipo de aproximação que o touro tentava, a vaca se afastava, e ele não podia consumar seu intento. O povo ficou muito contrariado e decidiu perguntar o quê fazer ao decano da cidade, que se chamava ADERALDO. Contaram ao ancião o que estava acontecendo.

- Sempre que o touro se aproxima da vaca ela se afasta. Se ele se aproxima por trás, ela se move para a frente. Quando ele se aproxima pela frente, ela sai para trás. A uma aproximação pelo lado ela simplesmente se afasta para o outro lado.

- O velho ADERALDO pensou sobre isso por um minuto e perguntou:

- Vocês compraram essa vaca em Carapiba?

As pessoas ficaram estupefatas uma vez que jamais mencionaram onde haviam adquirido a vaca.

- Você é verdadeiramente um sábio, meu velho - disseram.

- Como soube que nós compramos essa vaca em Carapiba?

O Aderaldo, já velho, mas sempre muito esperto, respondeu tristemente:

- Minha mulher também é de

Carapiba.

Nota: Texto de autor desconhecido e aproveitado por mim para recordar antigo amigo chamado Aderaldo, o cara mais "safo" que já conheci ( consegue sair de qualquer enrascada da vida e tem solução pra tudo. Na verdade, um grande gozador). Gilberto