Hamilton dos Santos, brasileiro, casado, 53 anos, pai de família: profissão Cidadão - CAPÍTULO XIII

XIII

A história do senhor Hamilton se espalhou rapidamente por todo o Brasil.

Na manhã do dia seguinte uma grande rede de televisão brasileira transmitiu uma longa reportagem na qual o senhor Hamilton do Santos praticamente assumia a posição de “herói brasileiro”.

Ainda naquele mesmo dia fora efetivada uma moção em homenagem ao tratorista que se recusara a por abaixo os lares das duas famílias residentes na periferia de Salvador, conforme vai descrito a seguir:

MOÇÃO Nº 467/2003

EMENTA:

DE LOUVOR AO SENHOR HAMILTON DOS SANTOS, TRATORISTA BAIANO

Autor(es): Deputado PAULO RAMOS

Solicito à Mesa Diretora, na forma regimental, MOÇÃO DE LOUVOR E APLAUSOS, ao Senhor HAMILTON DOS SANTOS, tratorista baiano, por ter se negado, mesmo sob voz de prisão de Oficial de Justiça, a demolir com uma retro-escavadeira, duas casas e um barraco, num bairro da periferia de Salvador, conhecido como Palestina. Assim agindo, evitou que duas famílias, uma da Senhora Telma Sueli Santos Sena, com 07 (sete) crianças, inclusive uma de colo, e outra, da Senhora Ana Célia Gomes Conceição, ficassem ao relento e desamparadas.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 03 de Maio de 2003.

JUSTIFICATIVA

A notícia publicada no Jornal do Brasil (JB) reflete toda a nossa homenagem.

Tratorista vira herói na Bahia.

SALVADOR – Uma cena inédita comoveu ontem de manhã policiais, um oficial de justiça e moradores da Invasão Palestina, um bairro da periferia de Salvador. Diante de uma ordem judicial para derrubar uma casa e um barraco construídos irregularmente em um terreno, o tratorista conhecido apenas como Hamilton recusou-se a cumprir a ordem e chorou, sem ter forças para começar o trabalho.

Moradores, entre eles muitas mulheres e crianças, se revoltaram com a presença dos policiais e do proprietário do terreno. A dona do barraco, com um bebê no colo, sentou no chão desesperada ao saber da determinação e emocionou o tratorista. Contrariado, Hamilton desceu da máquina e conversou com o oficial de justiça José Carlos Cerqueira. Recusou-se a fazer a demolição mesmo sob ameaça de ser preso. Convencido por policiais fez uma nova tentativa. Ele voltou à máquina e mais uma vez não teve forças para iniciar a demolição. Baixou a cabeça, chorou novamente e foi ovacionado pelos moradores. O trator, embora com o motor ligado, sequer saiu do lugar.

Hamilton recebeu voz de prisão, mas foi levado em estado de choque para um hospital da região, onde foi medicado com calmantes e liberado. O oficial de justiça desistiu de prender o tratorista e o liberou. O proprietário da máquina disse que não sabia para que fins o trator seria usado e prometeu não alugá-lo mais para a demolição. (Transcrito do JB de 03/Maio/2003).

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 29/06/2010
Reeditado em 30/06/2010
Código do texto: T2347479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.