Hamilton dos Santos, brasileiro, casado, 53 anos, pai de família: profissão Cidadão - CAPÍTULO VIII

VIII

Com a chegada do senhor Hamilton e da retroescavadeira ao local, os oficiais de justiça se puseram finalmente a ler para todos os presentes – e em especial para aquelas duas famílias desalojadas – a ordem judicial.

Fora então que - após oito ou nove horas de muita luta, tensão, discussão, bate-bocas e corre-corres dos oficiais de justiça e telefonemas dos advogados de ambas as partes na tentativa ou de reverter ou de fazer cumprir de uma vez por todas a ordem judicial - os oficiais de justiça se dirigiram ao tratorista Hamilton e solicitaram que ele subisse na retroescavadeira e desse início ao trabalho a que fora contratado.

Assim que se sentou na cadeira do “Major”, Hamilton dos Santos levou mecanicamente uma das mãos até a ignição da retroescavadeira. Iria iniciar a demolição pela casa de número 123.

Suas mãos, no entanto, tremiam bastante e não se apresentaram o suficientemente firmes para dar a partida no veículo. Elas pareciam ter criado vida própria e se recusavam a prosseguir naquele intento.

Todo o corpo do senhor Hamilton tremia e a cada momento ele empalidecia mais e mais. Sob os olhares determinados dos dois oficiais de Justiça e a pressão exercida pela presença dos soldados da Polícia Militar, o tratorista Hamilton dos Santos não conseguiu engatar a primeira marcha e nem colocar o veículo em movimento.

A retroescavadeira soltara uns chiados fortes e um estrondo que levou o neto de dona Telma a acordar e a recomeçar o seu choro sentido. A própria avó da criança se pusera mais uma vez a chorar e a lastimar a sua terrível situação:

- Não pode, meu Deus, não pode – repetia ela insistentemente.

Foi então nesse momento que o senhor Hamilton e todos os outros homens e mulheres presentes naquele local começaram a ouvir outra espécie de som. Saía aquele barulho ensurdecedor de dezenas de bocas e da indignação daquelas duas famílias e de seus muitos vizinhos e amigos:

- Pare... Pare... Pare...

Aquilo estancava durante um ou dois segundos para recomeçar mais forte a seguir:

- Pare... Pare... Pare...

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 24/06/2010
Reeditado em 30/06/2010
Código do texto: T2338141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.