UM GALO QUE PUNHA OVO

O respeito e a credibilidade às pessoas mais sérias no passado faziam sempre a diferença na moral e na ética.

Minha avó pelo lado paterno foi uma mulher recatada e séria. Criara sua numerosa família fundamentada pelos princípios morais que sempre regeram sua conduta.

Certo dia colhendo ovos pelas instalações da fazenda, se deparou com um ovo minúsculo, muito comum das galinhas já velhas em seu final de postura. Como havia um galo la por perto, acariciando as galinhas o mesmo começou a gritar cacarejando, com sua chegada no local; coisa também comum no reino das penosas. Encontrava-se no local, o carreiro da fazenda que prepara os bois para o carreto diário. Por brincadeira ela lhe mostrou aquele minúsculo ovo e disse - veja Vicente este galo acabou de por um ovo! Igual ovo de pomba! O carreiro achou aquilo interessante ficando admirado com fato.

No dia seguinte uma discução acirrada entre o carreiro e outro colega de trabalho, já dispostos a resolver o impasse nos tapas, levou vovó a deixar o trabalho na cozinha, e entrever na briga entre ambos. Perguntou-lhes por qual motivo estavam tão nervosos a ponto de se agredirem. Então Vicente exclamou: - este palhaço duvidando de mim pelo ovo do galo que a senhora colheu ontem! - Que isso Vicente! Então você acreditou? É uma brincadeira meu filho, onde já se viu galo por ovos? Você levou isso a sério? - Uai madrinha eu nunca vi a senhora brincar, nem tampouco mentir! Como não iria acreditar?

Minha avó tomou aquele fato como verdadeira lição, e sempre afirmava que nem por brincadeira, devemos mentir. Dizia ela que seu afilhado lhe deu uma grande lição de moral e credibilidade, afirmando ao colega, ser mais fácil um galo por um ovo do que sua madrinha mentir!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 20/06/2010
Código do texto: T2330413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.