UM CAIPIRA HUMORISTA E SOFREDOR

Afirmando ter vocação para sofredor, muito nos divertiu. Seu nome: “Divino” um dos motivos usados por ele para fazer humor, afirmava que todo Divino não tem sorte. Foi um homem trabalhador de muito boa conduta e respeitador. Sempre fazendo piadas de si próprio usando sua cor. Geralmente o alvo de suas piadas era um fachinho de cabelo. Único no meio da calvice. Sempre que ia contar uma das suas, começava a torcer e puxá-lo como se fosse o pavio de um estopim, afirmando que seu capuxo era testemunha, e para completar seu testemunho, escolhia um amigo já falecido para quem duvidasse da veracidade de suas lorotas confirmarem com o defunto.

Trabalhamos por um longo período juntos, plantando, carpindo, e colhendo lavouras de cereais. Dava gosto seu humor. Seu único problema era a maldita da bebida motivo de várias separações da família, causando conflitos entre ele e o sogro, um senhor super correto, sistemático e conservador.

Após suas bebedeiras, causa principal da separação da família, ele fazia mil promessas a si mesmo, de repente caía de novo na bebida. Certa ocasião após mais um conflito familiar ele apareceu em minha propriedade à procura de trabalho. Dizendo que os cunhados e sogro não o aceitavam junto da família nem pintado.

O acolhi mais por piedade. Trabalhou uma temporada sem beber até que me convencer buscar sua família. Construímos um casebre para ele e por muitos anos trabalhamos juntos, desfrutando de seu grande valor como homem honesto, bom companheiro, e humorista.

No trabalho era nossa diversão, telefonava sempre para o sogro usando qualquer cipó pendurado pelas arvores afirmado ser seu aparelho telefônico. Se algum colega lhe dizia da possibilidade do sogro saber de suas brincadeiras; ele sempre afirmava; — ainda farei inveja em todos vocês. Vou ganhar sozinho o premio da loteria esportiva. E quando vocês chegarem a minha casa, vão ver meu sogro me paparicando, colocando pinga na minha boca!

E ai daquele que disser que estou bêbado; ele dirá: - que isso gente! Deixa o homem se divertir! Ele merece isso é apenas diversão! Bêbado que nada! Vocês só sabem ocupar com a vida alhêia, deixem meu genro em paz!

Certa manhã ele chegou ao trabalho, dizendo hoje estou numa felicidade tremenda com meu casal de filhos mais velhos, ontem, me deu grande alegria, ao chegar a casa eles estavam plantando meu quintal, fiquei tão feliz que resolvi ajudá-los, os dois idiotas estava plantado macarrão cortado. Quando digo que todo Divino não tem sorte vocês ainda duvidam!

Numa tarde, ele conversava com meu filho mais velho que na época estava com apenas cinco anos. Aproximei-me sorrateiro, e percebi que ele contava-lhe uma história; dizia ele: – você sabe por que só tenho as palmas das mãos e as plantas dos pés brancos?- Não! Respondeu meu garotinho!

Isso aconteceu quando o povo estava muito desobediente, então Deus muito triste mandou tingir todos de pretos. Foi uma choradeira louca. Ai veio Jesus, compadecido ele mandou que todas as pessoas mergulhassem em poço, e assim saia branca do outro lado. Cada um que mergulhava diminuía um pouco a água. Fizeram uma longa fila, eu sendo ultimo quando mergulhei só tinha um barrinho no fundo molhei apenas estas partes dos pés e das mãos. Não sobrou nada de água para mim.

Todo Divino é mesmo mais sem sorte!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 08/06/2010
Código do texto: T2307132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.