O CAIPIRA E O TELEFONE

O CAIPIRA E O TELEFONE

No Brasil colonial o sertão se curvava diante dos coronéis. Bastava um matuto chucro se sobressair financeiramente nos grandes latifúndios apossados por eles, para receber sua patente de coronel. Na sua maioria eram aventureiros analfabetos de corpo e alma, que embrenhavam pelos sertões apossando-se de grandes sesmarias, algum mais esperto subia na vida e era agraciado com a patente de coronel, esnobando grandeza e prestigio.

Certo matuto se destacou no sertão tornando-se um grande latifundiário. O governador da provincia que tinha como lazer a caça esportiva, o conheceu por ocasião de uma caçada. Apesar de chucro e caipira, era muito cordial em sua receptividade. Acabou conquistando a simpatia do governador. O contato entre ambos gerou uma grande amizade. O governador passou a visitá-lo sempre, por ocasião de suas caçadas.

Nasceu um filho do matuto e como prova de amizade, ele levou o guri a capital da provincia para ser batizado, tendo como padrinho o governador. Recebido com grande alegria. O voto de confiança do amigo, foi retribuído pelo compadre, concedendo-lhe a patente de coronel.

A amizade entre ambos se tornou cada vez mais sólida. Por ocasião da instalação do primeiro sistema de telefonia na capital, o compadre coronel foi um dos convidados de honra.

Recebido com toda pompa se hospedou no próprio palácio. Vestindo pela primeira vez sua farda de coronel, ele desceu as escadarias saídas à rua. No trajeto encontrou uma guarnição do exercito marchando pela rua. Baixaram as armas em posição de sentido e fizeram continência a ele. Assustado ele voltou correndo e gritando por socorro.

O compadre veio ao seu encontro. - O que aconteceu compadre? – Um montão de home cás ropa da cor de barro tudo de espigarda na mão esaborrô diante de ieu, acho qui qué mi matá!- Nada disso compadre, Aquilo é uma guarnição do exercito, está prestando continência a você, pela sua patente de coronel!-- É, mais as espigarda, vai daí qui aquilo dispara mió memo e tê cuidado! Quiria compra uas bota mais dexa pla lá!

Logo o compadre querendo lhe mostrar a eficiência do grande invento, disse-lhe:- Que isso compadre aqui é tudo maravilhoso, basta você telefonar sua bota vem na porta. Instruiu-lhe como usar aparelho. Ele colocou o fone no ouvido a telefonista perguntou: - Numero?- Quarenta e quatro dos bico chato! --Pode ponhá maravioso nisso cumpade! Esse trem é tão bão que inté adivinha o que gente qué cumprá!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 03/05/2010
Reeditado em 03/05/2010
Código do texto: T2234539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.