O CIRURGIÃO CASTRADOR

O CIRUGIÃO CASTRADOR

Meu avô, dentre seus atributos qualitativos estava sua eficiência como cirurgião. Não em seres humanos, mas em animais. Foi um exímio castrador de porcas. Embora uma tarefa sem nenhum rendimento financeiro, o tornou famoso em sua arte como castrador.

O celebre e imortal Dr. Miguel Gontíjo confiava piamente em seu trabalho, sempre o requisitava para as castrações de matrizes em sua fazenda na Ressaca. Na época da desova das fêmeas suínas,lá estava meu avô , com sua fama e faca em formato de meia lua, muitas dezenas de porcas eram desovadas. Sem nenhuma perda.

Época que nossa cidade sorriso, era uma caipirinha descalça, sem maquiagem, com suas casas simples vestidas apenas pelo cal virgem. Sem o ensurdecedor barulho dos motores, somente algum fordinho, e o rumor de muitas carroças, cavalos, e carros de bois nas ruas.

Certo dia,Guilhermino de castradeira e agulha em mãos, aguardavam em sua residência, o saudoso José Miguel, que o conduziria até a fazenda da Ressaca onde iria executar mais uma etapa de castração. Impaciente pela espera decidiu subir até residência do ilustre médico. Seu filho José Miguel aquecia o motor do fordinho vinte nove, para a saída. Tomou acento no veiculo e deram partida, rodaram poucos metros, o motorista percebeu o carro sem freios, declive muito agudo, tentou uma marcha mais forte, e nada, o cambio caiu no ponto morto e a velocidade só aumentado. O motorista logo gritou: - pula fora Guilhermino! Levando o indicador rumo ao peito ele respondeu: - eu saltar fora aqui neste cascalho duro! Contorne esse caro la no larguinho, contorne,contorne!- Salta logo velho nessa velocidade isso não contorna não! Começaram apelar aos santos de suas devoções, por sorte eles ao que parece não estavam ocupados como relatava o Geraldinho de Goiás, e vieram socorrê-los, na entrada do dito larguinho, soltou uma roda dianteira, o fordinho rodopiou parando na direção contrária. A roda atravessou a praça girando cerca de cento e cinqüenta metros derribou a mureta de casa no lado oposto, quebrou parte da laje de seu alpendre voltou reta na mesma direção bateu na lateral do automóvel tombou no chão e ainda girou por alguns segundos. Entre mortos e feridos os dois se salvaram. Apenas alguma escoriação, e um galo pra cada um na testa.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/04/2010
Código do texto: T2220102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.