João Coragem - 2º Cap. A prisão

Depois do beijo na frente do Delegado Romualdo Caveira, como éra conhecido, e ao som de uma musica sertaneja da dupla Cascatinha e Inhana que fluia dos alto falantes do coreto, se não me engano, éra conhecida como " flôr do cafezal " muita bonita, tanto letra como musica, recebeu vóz de prisão, alí mesmo, na frente das amigas,

do João Caragem, eu, minha irmã mais nova, que saiu em disparada em direção a nossa casa que não ficava muito distante dalí. Eu acreditei que éla tinha se assustado e ido embora, mas não, foi correndo avisar minha mãe. Minha irmã, a presa, agora nas mãos do Delegado Caveira, tinha alguns históricos estranhos, e éra, éla e mais uma meia duzia de amigas, todas recem formadas, davam aula nas escolas das fazendas da redondeza, enquanto aguardavam uma vaga na cidade. Éssas moças faziam parte de uma espécie de sociedade secreta, lideradas por uma professôra mais velha,( Gioconda éra o nome dela), tida como subversiva, simpesmente por dirgir um pequeno negocio, na verdade, uma revista de anuncios que que éra editada uma vez por mês, além dos anucios éla escrevia alguns artigos sobre falecimemtos, incluia contos, poemas, horóscopo, cinema, teatro, e vez ou outra fazia criticas aos politicos local.

Éssas moças, lideradas por Gioconda, da tal sociedade secreta, que de secreta não tinha nada, apenas moças que enchergavam bem além do tempo em que estavam vivendo, promoviam bailes na cidade a fim de arrecadar fundos para manter um pequeno grupo teatral. O baile atraia jovens de todos os cantos, e cidades vizinhas, e nesses bailes aproveitavam para divulgar a tal revista, que distribuida gratuitamente a quem entrasse, fazia um enorme sucesso.

As criticas, incluidas na revista, certamente não agradavam aos politicos, que viviam lutando para encontrar algo em que se apoiarem para mandar Gioconda e sua revista, e as moças para bem longe deles, e encontraram o que precisavam no beijo,que, segundo o boletim lavrado na Delegacia de Policia, pelo Delegado Caveira éra "Atentatório a moral e aos bons constumes do povo Alvoradense".

Minha irmã foi encarcerada, as 23:00 daquele Sábado, na quermésse para arrecadar fundos para a construção da Matriz, Nossa senhora Do Pepétuo Socorro.