CAPÍTULO 19 (VÍRGULA)

CAPITULO 19 (VIRGULA)

ATAQUE DE BARBEIROS

FOGÃO A GÁS

Mal amanhecera, a ordenha no curral já ia adiantada. O pai assoviava trechos de alguma música sertaneja, a mãe examinava as filhas após o sono repousante, constatando que os braços da Gema estavam todos com calombos e com algumas manchas de sangue, era outro ataque dos barbeiros que automaticamente pulavam as outras crianças e se deliciam com o sangue da pupila mais velha. Impressionante só picava a ela.

Acordadas e com a higiene matinal feita, corriam todas, levando cada uma um copo com açúcar mascavo ao fundo, borrifados com gotas de conhaque; chegando ao curral, Sr. Onofre pacientemente os enchia com o leite quente e natural, vindo diretamente da fonte, como cada uma das filhas tinha uma vaca, batizadas com nomes originas como Garrincha, Esplanada, Teco-teco, etc., faziam questão de tomar o leite da vaca de sua propriedade.

Exercício de paciência, praticado pelo progenitor, no meio da petizada em alvoroço. De longe eram observadas pelo Pelego, Senhor de meia idade, caseiro da chácara, de quem as meninas tinha algum receio, pois ele já havia tentado bolinar com uma ou outra. Por providência divina não contavam nada par os progenitores, porque se o fizessem era problema na certa.

- Meninas, já chega... Gritava a mãe lá de dentro da cozinha. Venham cá, vamos aprontar, pois o pai, Gema, das Graças, vão a Campinas, visitar o vovô Vavá.

Das Maria emburrou, pois também queria ir, quando a mãe notando aquele clima, pronunciou:

- Está bem, Gema não vai e Das Maria vai em seu lugar.

Chegando em casa mal tiveram tempo de aprontar, a jardineira sai pontualmente as 10:00 horas da porta do Bar do tio Orion, que ao vê-los aproximando ofereceu-lhes deliciosos picolés de coco queimado, sobre as vista da prima Sueli e do seu irmão Belo. Ainda tiveram tempo de chupar o delicioso sorvete e embarcar, voltado Gema para casa, pois os acompanhara até ali. Viagem longa e demorada, o cheiro da gasolina embrulha o estômago de quase todos os passageiros, aqui e ali, fazia-se necessário parar a fim de socorrer alguém que passa mal. Aventura de pioneiros, quando o trecho da estrada esta seca, o veículo era seguido por uma nuvem de poeira e nos trechos dos vales ribeirinhos, acostuma atolar. Mas sempre chega bem depois de quatro, cinco ou seis longas horas de sacolejo.

Ao vê-los chegar à distancia, gritou de contentamento o Vovô Vavá, no seu estilo espalhafatoso de cumprimentar a todos. Boa tarde meu genro, a benção minhas netas, vamos chegando, vamos entrando. Surpreendidas ficam ao ver na cozinha um fogão branco a gás, a última novidade do comércio, adquirido há poucos dias.

- Nem imaginem vocês o que o vovô fez, deixou as quatro chamas acesas a noite inteirinha, no dia que o recebeu, no outro dia ao reclamar para o vendedor que a máquina havia enguiçado, foi que percebeu deveria liga-lo somente nas horas de cozinhar, não a noite toda como ele fez. Falou a Dona Benedita, paralítica, sua segunda esposa.

- Mais aqui em casa tem muita fartura, achei que uma fartura a mais, não ia esvaziar o bujão, justifica o vovô.

Goiânia, 14 de abril de 2010.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 14/04/2010
Código do texto: T2195658
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.