João Coragem

Sujeito inspirado numa famosa novela dos anos 1970, meio misturado com aquele tipo do filme " Dólar Furado " Alguém lembra? Giuliano Gema éra o nome do " MOCINHO", digo, do filme, não vamos confundir as coisas. Da novela, o inigulável Tarcício Meira fazia as vezes do famoso João Coragem, e a não menos poderosa, a atriz, diga- se passagem, em começo de carreira, Glória Menezes, que só por sí já diz o prório nome, Glóriaaaaa...., fázia uma personagem, a Lára, vinda dos confíns da mente humana, em busca de aventura e amor, meia sei lá o que, doida esquisofrênica, não me lembro muito bem, pois estava com Onze, ou Doze anos de idade. Hoje me veio algumas cenas daquele passado longíncuo e me deu vontade de coloca-los para fora da minha mente. Vivíamos tempos difíceis, a ditadura estava a todo vapor, e a censura éra algo impressionante, tanto que minha irmã mais velha, pobre diaba insana, normalista formada, de saia azul, e bluzinha branca com gravatinha vermelha, calcinha feita de saco de açucar refinado da melhor qualidade, foi presa num sábado a noite, numa quermesse para arrecadar fundos para construção da Igreja da padroeira "Nossa Senhora Do perpétuo Socorro", vocês conhecem? deixa pra lá, só sei que foram gastos cinquenta e cinco mil sacos de cimento na construção. A cidade contava naquéla época com Sete Mil eleitores juramentados..., distribuidos entre fazendas e sitíos, sendo que a grande maioria éra evangélicos, Assembléia de Deus detinha cinquenta por cento dos fiéis, depois vinha Testemunha de jeová, em seguida o Brasil para Cristo, e por fim a Santa Sé...? Ah! tambem construiram um estádio de futebol para 15.000 torcedores, com alambrado, arquibancada, reflêtores, e vestiário subterrãneo, só teve um jogo lá, Londrina esporte Clube e o veterano do timão, Corinthians, lembram de um jogardor que atendia pela alcunha de " SUINGUE " tavá lá, e o jogo terminou zero a zero.

Mas o que importa aqui, é o sujeito conhecido como João Coagem, com todo respeito ao que Tarcísio Meira vivenciou na pele do João da novela, ô João Coragem... Entenderam? esse João Coragem é outro, é da minha cidade, Alvorada D.... Só isso, não posso dizer mais, ou na próxima páscoa o Judas serei eu, e não casal Nardoni. O tal João Coragem tinha ambições politicas, e não um diamante como o da novela, mas no fim de tudo os leitores irão pereceber que João tinha muito mais que um diamante, ele tinha um verdadeiro tesouro dentro de sí, um tesouro que o tempo esqueceu e desvalorizou, más..., vive dentro daqueles que estiveram presente nos acontecimentos tristes daqueles dias. Aguardem....Ah!!! Más uma vez, Minha Irmã foi presa por beijar um garoto da mesma idade dela, na frente do delegado. O que foi considerado uma atentado ao pudor, foi um beijo simples tipo...Aquele do filme " E O VENTO LEVOU " entre Vivian Leigh e o Clark Gable ao por do sol, e o rapaz de familia abastada da época, éra nada mais nada menos, aquele que ficou conhecido por João Coragem.