CHORANDO O LEITE DERRAMADO
CHORANDO O LEITE DERRAMADO
Quando o sertão era servido pelos caxeiros viajantes, que percorriam as mais remotas regiões do país, comercializando seus apetrexos de consumo na base da barganha, ocorreram muitas historias e estórias algumas veridicas, outras criadas pela imaginação fértil de alguns humoristas. Muitas transformadas em lendas e piadas de humor.
Os caxeiros viajantes desempenharam um papel fundamental, no Brasil, quando colônia de Portugal. Servindo os sertanejos com seu trabalho abastecendo-os de ferramentas e pequeno utensílio de uso doméstico. Alem de veicular informação do mundo, fora dos ermos a que vivia metido os caboclos. Geralmente cada caxeiro tinha seu roteiro, onde pernoitava, fazia suas amizades, compravam e vendiam dos mateiros, recebiam encomendas que gentilmente eram atendidas com muita presteza em suas viagens rotineiras.
Certo caxeiro numa penosa viagem sertão a dentro, perdeu sua rota, numa noite que prometia desabar um temporal violento. Vagou sem rumo várias horas naquela imensa escuridão. Colocou sua sorte nas mãos de Deus. Passou as rédeas na cabeça da sela e deixou sua mula trotar a vontade. Era tamanha escuridão, que tanto fazia abrir como fechar os olhos. Eis que de repente avistou uma pequena luz no meio da floresta, bem distante. Tocou em sua direção, ao aproximar, ouviu o cantar de um galo. Contente apertou o passo do animal. Dparou-se com uma pequena casa muito pobre, de parede tão esburacada que dava passagem à luz que o atraiu a ela.
Deu oh de casa; uma velhinha muito mal vestida de aspecto horrível o atendeu. –Boa noite minha senhora! – Boa noite filho de Deus! Que tá fazendo no meio desta escuridão?-Poderia me dar abrigo? – Pode sim desça da montaria ali tem uma cancela é parte fechada solte lá sua mula antes que a chuva cáia! Ele se ajeitou e entrou no casebre. - Mora sozinha minha senhora? – Não filho mora eu e a Tuta, mas ela dorme sedo todo o dia, já disse pra se deitar mais tarde, mas não tem jeito dorme com as galinhas! Inclusive filho, vai ter de dormir com ela! Na cama dela cabe duas pessoas, na minha só cabe uma! Ele matutou de todo jeito quis se ajeitar no chão. –Não filho no chão não! Tem muito caranguejo e escorpião! Sem alternativa imaginando horrores da velha Tuta, deitou ao seu lado, vez por outra ela virava na cama ele afastava pra beirada quase caindo. Muito cansado ferrou logo no sono. Acordou pela manhã nem sinal da Tuta. Saiu fora do casebre percebeu que ao fundo havia um córrego onde despencava uma bela bica dágua. Desceu pra lavar o rosto, deparou com uma linda mulher apanhando água na bica! Até o chão a sua volta estava bonito de tanta formosura! –Bom dia! –Bom dia! –Quem é você? – Eu Sou a Tuta! – E o senhor? – Eu... Sou um desgraçado um filho da puta!