DEB ATE

(DEBATE)

CERTA FEITA UM HOMEM DISSE AO OUTRO. --- EU SOU FELIZ! --- O OUTRO RETRUCOU: COMO ASSIM? SORRINDO O PRIMEIRO RESPONDEU: --- ORA COMPANHEIRO, EU SOU EU, POR QUE EU SEI! --- NÃO CONCORDO COM SUA RESPOSTA; RETRUCOU O SEGUNDO. PODER-ME-IA EXPLICAR MELHOR? --- VOLTANDO A SORRI, CONTRA, POIS ELE: --- VEJA! EU POSSUO TUDO! --- TUDO O QUE? VOLTOU A INDAGAR O OUTRO. --- CARROS, IATES, MANSÕES, DINHEIRO, UMA VASTÍSSIMA QUANTIDADE! --- POR (ACASO) VOCÊ ACHA QUE ISTO É TUDO? --- COMO NÃO? E VOCÊ QUE TEM? --- OLHANDO O INFINITO PARA EM SEGUIDA RESPONDE. EU? TENHO AS FLORES, OS VENTOS, OS MARES, O SOL, AS ESTRELAS, A LUA, AS CHUVAS, OS RIOS, AS FLORESTAS, O CHÃO, OS RELÂMPAGOS, ENFIM EU TENHO TODO ESTE TODO. DANDO UMA GARGALHADA O ABASTARDO EXCLAMOU: QUER DIZER QUE VÓS TENDES ISTO TUDO! NÃO ME FAÇA MORRER DE RIR. --- POR QUÊ? RETRUCOU OUTRO. ORA VÓS NÃO ESTA VENDO QUE NADA DISTO VÓS PERTENCEIS? VÓS NÃO ESTA VENDO QUE ESTES TODOS PERTENCEM A NATUREZA? --- SIM! CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, MAS AGORA LHE PERGUNTO. SERÁ QUE TODOS OS BENS MATERIAIS QUE VOCÊ POSSUI LHE PERTENCE DE FATO? --- SIM! PERTENCE-ME, E SEMPRE ME PERTENCERA! --- DESTA VEZ FOI A VEZ DO OUTRO SORRI, PARA LOGO EM SEGUIDA PERGUNTA. --- E QUANDO VOCÊ MORRE! SERÁ QUE VOCÊ LEVARÁ SEUS BENS MATERIAIS? ---- ABISMADO COM A PERGUNTA, RESPONDEU NO SEGUINTE TERMO. --- ATUALMENTE ISTO NÃO ME PREOCUPA! --- POR QUE NÃO? --- ORA POR QUE NÃO DESEJO PENSA. MAS AGORA É MINHA VEZ DE VÓS FAZER UMA PERGUNTA. ---- FAÇA! --- E VÓS QUANDO MORRE, SERÁ QUE POR (ACASO) LEVARÁ A NATUREZA CONSIGO? ---- NÃO! NÃO A LEVAREI, MAS EXPLICAREI POR QUE. VOCÊ POR (ACASO) ACREDITA QUE COMANDA NOSSOS CORPOS É UM ESPÍRITO? --- SIM! ACREDITO. --- SE VOCÊ CRER SERÁ, MAS FÁCIL LHE EXPLICAR. --- COMO ASSIM? ---- VEJAMOS COMO VOCÊ ME DISSE QUANDO EU MORRER NÃO LEVAREI NADA DA NATUREZA EXATO? ---- EXATO! ---- AGORA LHE FAÇO A SEGUINTE PERGUNTA. OS ESPIRITOS PROVEM DE AONDE? --- ORA, MAS QUE PERGUNTA MEDÍOCRE, ELES PROVEM DE DEUS. --- CORRETO, NOSSOS ESPIRITOS PROVEM DE DEUS. OUTRA PERGUNTA. A NATUREZA PROVE DE ONDE? --- ORA! ELA TAMBÉM PROVE DE DEUS. --- CERTO! OUTRA PERGUNTA. AS FLORES, RIOS, MARES, A LUA, OS VENTOS, CHUVAS, NUVENS, PÁSSAROS, RELÂMPAGOS, ENFIM ESTES TODOS QUE VOCÊ SABE QUE EXISTEM SEM A INTERFERÊNCIA DOS SERES HUMANOS PROVEM DE AONDE? --- MAS CLARO QUE ESTES TODOS PROVEM DE DEUS! --- BEM SE ESTES TODOS PROVEM DE DEUS, E SE NÓS VIEMOS DELE, OBVIAMENTE EU, COM VOCÊ FAZEMOS PARTE DA NATUREZA, POR CONSEGUINTE, LHE DIGO. QUE TUDO QUE LHE FALEI, ME PERTENCEM, PORQUANTO EU COMO VOCÊ SOMOS PARTES QUE FORMA A NATUREZA, NÃO CONCORDA COMIGO? --- EMBASBACADO COM AQUELA BELA EXPLANAÇÃO, O ABASTADO RESPONDEU: --- BEM! TENHO QUE IR, POIS OS COMPROMISSOS AGUARDAM. --- VOLTANDO A SORRIR, O HOMEM DA NATUREZA INDAGOU: --- SERÁ QUE VOSSAS CASAS, VOSSOS IATES, VOSSOS CARROS, VOSSOS DINHEIROS NÃO FAZEM PARTE DA NATUREZA? OU SERÃO CRIAÇÕES CRIADAS PELOS SERES HUMANOS? --- ESBAFORIDO O OUTRO RESPONDEU. JÁ É TARDE, ATÉ, MAS! DESTA FORMA PARTIU O HOMEM QUE SE DIZIA QUE ELE ERA ELE! --- BALANÇANDO A CABEÇA O SEGUNDO PROFERIU O SEGUINTE PENSAMENTO. FALA! É FÁCIL, MAS MUITAS DAS VEZES PROVAR QUE É O DIFÍCIL. ELE FALOU MUITO, MAS NÃO PROVOU NADA!

&&&

AA. ------ J. ------ C. ------ DE MENDONÇA.

DATA. ------15. ------ 09. ------ 2003

Maroty
Enviado por Maroty em 08/03/2010
Código do texto: T2126066
Classificação de conteúdo: seguro