PESCADORES.

PESCADORES.

Capão Seco; seco no nome; os moradores sempre calças arregaçadas e os Caixeiros viajantes (passavam no trem) que nada perdoavam apelidaram; OS REMANGADOS.

Chão de banhado, sangas e açudes, muito peixe e estórias de pescarias; algumas:

- Domingo fui pescar... Fui por riba dos trilhos lá no bueiro do Passo Mau...Levei uma garrafa de cachaça... Botei a garrafa dentro da água pra ir refrescando enquanto eu ajeitava as linhas... Tche! Uma traíra abocanhou a garrafa e engoliu... Acredita?

- Acredito e te conto, ontem fui lá pescar e peguei uma baita traíra, mas tava de barriga inchada e muito dura; pensei tá doente, soltei na água...

***********

- Um boi preto mui brabo entrou no Passo Mau e quem tira o bicho?... Socado dentro da água só a cabeça de fora... Eu tocava; os cachorros latindo e ele socado dentro da água... Peguei o laço... Lacei no pescoço e puxei pra fora, entre o laço e o pescoço do boi uma traíra de oito palmos.

************

- Fui pescar ali no lagoão já tava noitinha; joguei a linha e não vi que tinha caído no meio do junco... Correu a linha, segurei e comecei a puxar, mas a linha começou a subir e subir e eu puxando; tinha enredado nas patas dum maçarico...

********

- A traíra mais pequena que eu peguei tinha dois palmos...

- Dois palmos?!

- É; de olho a olho...

*****************

- Tche, uma vez ali no campo do velho Laudares Souza, fizemo uma tropa de novilhos atravessar o Passo Mau, mas era uns novilhos xucros e a gente atropelou aquela bicharada e foi um upa; entraram sanga a dentro correndo e pulando e logo tavam do outro lado e levaram mais de sessenta traíras enredadas nas patas...

*****************

Zésouza
Enviado por Zésouza em 27/02/2010
Código do texto: T2110623