O FILHO VEIO AVISAR
Concetta estava triste, seu unico filho, havia sido enviado pra servir ao exercito de seu pais.
Ja fazia algum tempo que seu adoravel rapaz, nao lhe enviava noticias.
Ela dele se lembrava a cada momento do dia, Pietro era um jovem lindo, pensava ela, bom, generoso e honrado.
Para acalmar seu amoroso coracao materno, imagens dele pequeno, invadiam sua retina espiritual, e caiam como balsamo em suas saudades imensas.
Mais um dia pensava a boa Concetta, estava findando e nenhuma noticia do seu amado Pietro.
Seu coracao chorava, e o resultado eram as lagrimas que lavavam seu rosto, e caiam sobre as roupas que ela esfregava em seu velho tanque.
O dia deixou seu lugar para a noite, e Concetta se recolheu, seu ultimo pensamento e sentimento, foi para o filho amado.
E com louvor pediu a Deus, que o guardasse.
Assim adormeceu.
Tres e quinze da madrugada, desperta a boa mae, de pronto se senta na cama, coracao disparado.
Suor a lhe banhar as faces, acabara de sonhar com seu rapaz, e ele agonizava, vitimado em um combate.
Na penumbra do quarto, chora, e se desespera, a dor e imensa naquele coracao aflito de mae amorosa.
De repente, Concetta, escuta Pietro chama-la, Mae.... Mae....
Abobalhada ve a sua frente o querido filho.
Ele lhe diz:
"mae estou aqui, nao se preocupe com o resto, eu nao morri, continuo a te amar, acalma sua alma, estaria sempre a seu lado"
Feliz , ela levanta-se, para abraca-lo, aconchega-lo ao regaco, como tantas vezes o fez.
Porem, assim que tentou, a imagem se apagou, e tudo voltou a ficar numa imensa e dolorosa quietude.
Concetta, viu o dia raiar, sem conciliar paz em seu coracao.
O dia ja findava, quando o carteiro bate a sua porta, e lhe entrega um breve telegrama.
Tremula, sem coragem, ela o abre, e nele ve escrito.
- " Com muito pesar informamos, a morte de Pietro, ocorrida nessa madrugada, numa emboscada"
Concetta so nao enlouqueceu de dor, porque tinha a certeza da visita do filho em seu quarto naquela noite.
E confiante seguiu na vida, ate que a morte a buscou ja muito idosa. Guardando no coracao a fe, que seu amado Pietro, sempre por perto estava.