Uma discussão sem sentido. Hilariante – “Ovos estalados ou estrelados”?

Eu e meu amigo wilamys estávamos em frente a minha casa conversando. Conversas sobre os mais diversificados assuntos – coisas do cotidiano.

Depois inúmeras histórias e de tanto assuntar sobre as mesmas, ficamos em silêncio (poucos minutos); Diante da agilidade de nossa comunicação – já não tínhamos mais algo para meditar – Nós dois, um ficou olhando para o outro, mas de fato parecia não haver nada mais a debater, talvez não... Ou apenas estávamos cansados de pôr-se a pensar.

Pensei, pensei, pensei e nada vinha à mente! Com muito esforço, lá do interior, tirei à idéia de irmos no dia seguinte a famosa “Lavagem do Beco ou do Rosário Estreito”, festejo tradicional de nossa cidade (Penedo), que sempre acontece na sexta-feira de carnaval. De repente minha prima que também é minha vizinha me interrompe indagando:

Qual a expressão correta. “Ovos estalados ou estrelados”?

Eu prontamente, no meu pouco conhecimento, respondi que era “ovos estalados”; Porque sempre ouvir pronunciar assim. Dessa minha resposta, resultou uma grande discussão, pois meu irmão havia falado que o correto era “ovos estrelados”. Até ai tudo bem eu só havia dado a minha opinião sobre o que tinha me perguntado. Ele ficou ofendido, talvez só porque respondi de forma contrária a dele. Afinal, só dei a minha opinião...

Ele ficou mesmo desorientando a tal ponto que queria mostrar-me que ele que tinha razão. Isso a qualquer custo; não de forma para tirar somente às dúvidas. Eu já sabia... Ele queria mesmo era se vangloriar! Começou a argumentar que tinha feito uma prova que tinha esta questão abordada e ele tinha acertado a mesma. Foi ai então que o mesmo pegou um dicionário e logo veio em minha direção e mostrou-me o significado da palavra “estrelado”, onde se referia a ovos fritos. Assim ficou se vangloriando, eu já imaginara...

Eu também não queria ‘ficar por baixo’, estava meu irmão todo gabola. Que raiva! Entrei em casa e fui direto ao computador; Enfim, para fazer à pesquisa sobre tal questão. Dessa pesquisa, deduzir que as duas formas estavam corretas, mas havia discordâncias. Chamei-o ao quarto e mostrei que ambas tinham o mesmo sentido ao referir a fritar ovos.

Meu irmão após ver aceitou a minha resposta, sem profana-lá; Mas ficou ainda um pouco ‘balançado’. Nem deveria estar, porque tanto a minha resposta estava certa, como a que ele tinha dado. Por fim, àquela discussão que “travamos”, não teve nenhum sentido, o que restou mesmo foi à forma que a conduzimos... De forma hilariante.

P.S – Verifiquei em várias fontes, diziam sempre que as duas formas (estalados = ovos no formato de estalo e estrelados = ovos no formato de estrela). É comumente usada a expressão “ovos estalados”.

O importante é o que "importa"... É quando todos "entende" o que está se falando.