Método de Vendas

Zé Raimundo chegara à São Paulo já fazia uma semana. Ficara hospedado numa pensãozinha barata, onde outros “paus de Arara” residiam. - Suas economias já estavam no fim, aquilo era motivo de preocupação para o rapaz. Diariamente Zé levantava-se ainda escuro e saia naquela peregrinação a procura de trabalho. Geralmente no final da tarde retornava a pensão cansado e desiludido por não ter conseguido um emprego.

Certo dia um morador da pensão chamado Justino, aconselha o Zé Raimundo a comprar um “Estadão”, com toda certeza ele encontraria ali o que tanto procurava. - No dia seguinte Zé vai até o Praça da Sé, onde comprou o jornal. - Sentado num banco da praça ele passou folhear os classificados. Um anuncio chamou a sua atenção, lá estava escrito: VENDEDOR DE LIVROS – Procura-se rapaz de boa aparência, desembaraçado, segundo grau completo, experiência comprovada de pelo menos dois anos na venda de livros.

Sem maiores explicações Raimundo achou que aquele anuncio seria a sua tábua de salvação. - Acontece que os seus predicados não atendiam as mínimas condições solicitadas. – Zé Raimundo era alto, magro e corcunda, sua aparência geral , lembrava um besouro do tipo “Serra Pau”. - Só havia concluído a terceira série do primeiro grau. Nunca na vida, vendera sequer uma castanha. Mesmo assim resolveu concorrer aquela vaga de vendedor de livros.

No dia seguinte foi o primeiro a chegar no escritório onde seria entrevistado. Para complicar ainda mais a sua vida, embora não fosse, Zé Raimundo tinha uma aparência de uma pessoa altamente tímida. Zé senta-se na sala de espera e aguarda a vez de ser entrevistado, então. . .

- Sr. José Raimundo, o senhor pode entrar ! - Falou a secret6ária olhando para aquele tipo “desengonçado”

- Vamos sentando Sr. José !

- Obrigado “doutor” !

- Sr. José, o senhor tem experiência na venda de livros ?

- Não senhor !

- Qual o seu grau de instrução ?

- Só o terceiro ano primário !

- Espere ai moço, se você não atende as mínimas condições exigidas no nosso anuncio, como teve a coragem de vir até aqui ?

- Uma coisa me diz que o senhor me dará o emprego e que eu vou me dar muito bem aqui ! Falou Raimundo com convicção.

O entrevistador vendo a segurança com que o Raimundo lhe dirigia a palavra, ficou pensativo por uns instantes, e. . .

- Olhe Sr. José, gostei da sua franqueza, vou lhe dar uma oportunidade ! Você fará uma experiência de um mês, caso seja aprovado, assinaremos a sua carteira !

No mesmo dia, após a entrevista, Zé Raimundo inicia a sua nova atividade de vendedor de livros.

Todos os dias no final do expediente Raimundo retornava ao escritório da editora, mesmo sem experiências e com aquele seu jeitão “malamanhado”, conseguia trazer alguns pedidos. O tempo foi passando e o Zé conseguiu a vaga de vendedor na editora.

Certo dia, Raimundo chega num escritório no centro da cidade, procura a secretária e diz que desejava falar com um dos diretores. - Depois de um “chá de cadeira” de mais de duas horas, Zé é convidado a entrar na sala do diretor. Depois de mais de meia hora de falatório, Zé Raimundo consegue vender uma coleção de livros. - Depois de tudo sacramentado Raimundo despede-se do cliente, quando ia deixando a sala, o cliente penalizado, olha para o Zé, e. . .

- Moço como é mesmo o seu nome ?

- Zé Raimundo, “doutor” !

- Raimundo venha cá, sente-ser aqui meu filho ! Olhe, eu comprei a sua coleção de livros apenas para ajuda-lo ! - Você é uma pessoa altamente tímida ! Para você ser um bom vendedor de livros, terá de adotar um método de vendas ! Caso contrário não terá a mínima chance ! Falou o cliente compadecido do Zé.

- “Doutor” eu já tenho um método de vendas !

- E porque você não o emprega homem ?

- Eu acabei de emprega-lo “doutor” !

- Finalmente, qual o seu método de vendas homem ?

- Meu método de vendas é muito simples “doutor” ! – Eu me faço de “leso” os clientes ficam penalizados e acabam comprando uma ou mais coleções de livros ! .

°°° O °°°

O método descoberto pelo Zé Raimundo, era mesmo infalível. . .