Os bruxos também amam

Gregório Mathias se tornou famoso em toda a região por uma mera fatalidade. Alertou a uma quase vizinha que dentro de dois anos ela ficaria viúva. Esperta, fez um bom seguro de vida para o marido e 21 meses depois, um enfarto levou o até então saudável cidadão. E ela mesma se encarregou de espalhar o fato sigilosamente e até confessou que presenteou o vidente com 10 mil reais.

A vida de Gregório mudou de vez quando em sua modesta sala de recepção entrou Viviane Lafter. Mulher linda, olhos negros, perfumada e de uma educação de fazer inveja a uma santa. Os primeiros 15 minutos de conversa Gregório não teve lembranças do que se tratara, pois sua mente estava tomada por uma embriagues alucinante.

Finalmente voltou a si e entendeu porque ela o estava procurando. A carreira política do marido estava por um fio, sua reeleição era tida como impossível até pelos familiares mais próximos e apesar de não mais amá-lo, não lhe desejava tamanha desgraça.

Sabia das limitações do marido e da sua inaptidão para outros afazeres, além de um orgulho muito além do limite da tolerância. Uma lágrima desceu em seu rosto em forma de socorro e Gregório demorou alguns segundo para recompor a figura de homem forte, de bruxo, como era conhecido pelos adolescentes.

Após várias indagações, Gregório pediu à amável senhora que lhe trouxesse meia dúzia de camisas azuis e novas, que lhes foram devolvidas lavadas e passadas com o conselho de que o marido as usa-se durante a campanha política.

E as visitas se tornaram freqüentes brotando entre os dois uma paixão recheada de confissões e sorrisos.

Após as eleições, as visitas de Viviane começaram a se tornar raras. A última ocorreu uma semana antes da posse o convidando para participar dos festejos. E foi nesse dia que Gregório começou a morrer por dentro.

Vendo sua amada feliz e abraçada ao marido com um sorriso que contagiava até estátuas e vestida de um azul celeste, Gregório voltou a si. O bruxo lhe havia prestado um favor que lhe foi pago com beijos, abraços e juras mentirosas. Mas tudo voltara ao normal com a vitória. Vitória que ele, Gregório, havia contribuído.

Seis meses depois, a irmã mais velha se encarregaria de interná-lo em um sanatório na capital. As poucas palavras que pronuncia e que ninguém sabe o que significam são: camisa azul, boca de sapo e urtigão do mato.