O Recado

Em uma pequena cidade de Nazario no interior de Goiás, vivia Sr. Geraldo com sua esposa dona Marta e seus oito filhos quatro meninas e quatro meninos em uma pequena propriedade rural localizada no pé da serra da Jibóia.

Era o ano de 1940, Sr. Geraldo um dia conversando com a esposa disse Marta, estive pensando que nossos filhos precisam estudar mais enviar eles lá na rua fica difícil. Conversei com alguns amigos outro dia lá na venda de Tonho da Tuca de construirmos aqui na nossa terra uma escola e trazer uma professora para dar aula para nossas crianças.

No que dona Marta concordou.

A escola ficou pronta em vinte dias, pois, Sr. Geraldo fez um mutirão com os vizinhos para a construção da mesma. A professora dona Sônia veio morar em uma casa ao lado da escola construída para ela. Moça bonita que era formada no magistério achava-se superior a todos por ter estudado. Assim que a conheceu dona Marta não gostou dela, achou-a com o nariz muito em pé e com ar de superioridade.

Os meses passando e todas as crianças das redondezas indo para a escola. Um sábado à tarde as duas filhas mais velha de dona Marta Ana e Cândida pede a mãe para ir até a casa da professora Sônia, pois duas sobrinhas dela tinham vindo de Nazario passar o final de semana, meninas que elas já conheciam. Dona Marta meio que relutante deixou as filhas ir à casa da professora, mais já foi logo avisando, para que ela não pedisse nada de comer lá e nem ficar olhando o que elas comiam para não dar impressão que estava com vontade nem com fome.

Quando Ana e Cândida chegou lá na casa da professora para brincar, ela estava fazendo doce de leite, o doce estava já dando o ponto para ser tirado do fogo. Mas, assim que as viu a menina colocou água no doce, e quando o doce deu o ponto de novo ela tornou a colocar água, fazendo isso, várias vezes. Ana menina esperta percebeu o que a professora estava fazendo, logo chamou as meninas para ir brincar lá perto da escola. E de lá mesmo foram embora sem voltar na casa da professora.

Quando chegou a casa, Ana foi logo contando para a mãe o que a professora tinha feito. Dona Marta, ficou com muita raiva e a noite quando as crianças foram deitar ela foi conversar com o marido contando a ele, o que Ana tinha lhe dito e disse, Vou dar uma lição na Sônia que ela nunca mais vai esquecer. Sr. Geraldo disse mulher deixa disso, esquece isso. No que ela responde, ela precisa aprender.

Na segunda feira quando a aula a terminou, ela chamou a Ana e disse Ana diz para sua mãe que sábado vou a sua casa levar umas encomendas que minha irmã mandou pra ela pelas as meninas. Quando chegou a casa, Ana deu o recado para a mãe. No que dona Marta pensou está na hora de começar a preparar para a lição de Sônia.

Na outro dia mesmo ela começou a fazer doces, fez doce de leite, doce de leite com mamão, de mamão verde, de casca de laranja, de casca de limão e de muitos outros. Foi fazendo e colocando as compoteiras bonitas que ela tinha. Depois de tudo pronto ela chamou Ana e Cândida para ajudá-la a tirar toda louça do guarda louça que tinha e colocou todas as compoteiras nele. E disse para todos os filhos e para o marido que aqueles eram para comer somente depois de sábado, que na cozinha tinha para comer.

Sábado chegou e com ele a visita da professora Sônia também, dona Marta a recebeu na maior educação, a mandou entrar e sentar-se na sala de vista e ficou lá conversando com ela e disse Ana diz para a Maria passar um café para a visita. O café veio e fui tudo que dona Marta ofereceu para a professora que estava acostumada a ser sempre tratada como uma pessoa muito especial em toda casa que ia, porque era formada. Mas na casa de dona Marta foi diferente desta vez, porque ela olhava os doces e saliva e dona Marta fazia que não visse o que estava acontecendo. Ela foi embora de cabeça baixa com muita vontade de comer os doces porque dona Marta era melhor doceira de toda região.

Na segunda feira depois da aula ela chama Ana, e diz Ana fala para a sua mãe mandar um pouco daqueles doces para mim, porque não agüento mais de vontade de comer deles. Quando chegou a casa, Ana deu o recado da professora para mãe e dona Marta no outro dia mandou a filha levar doces para ela e mandou um recado a ela também. O qual Ana ao entregar os doces a ela deu o recado.

O recado que dona Marta mandou e que Ana deu era esse.

Sônia, para os meus filhos você não precisa esconder nada de comer e muito menos colocar água em doce que está pronto para não dar a eles, porque aqui em casa nunca faltou o que de comer e nem o de beber. O que fiz, no sábado foi somente para você aprender que, não gostei do que você fez quando minhas filhas esteve na sua casa.

Com esse recado Sônia chorou muito e foi lá na casa de dona Marta pedir desculpas e disse que havia aprendido a lição e nunca teve esse tipo de atitude.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 03/01/2010
Código do texto: T2009711
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.