ALFACE - O PRIMEIRO PORRE

* Da série ALFACE

** Leia também ALFACE e ALFACE CONHECE PHÓSFORO

Alface deveria estar com dezesseis ou dezessete anos, idade que naqueles idos dos anos setenta era a fase em que os adolescentes se iniciavam nos bailes e nas noitadas sempre animadas por conjuntos musicais e onde , na maioria das vezes , as moças eram acompanhadas pelos pais ou irmãos mais velhos.

Os rapazes geralmente buscavam caprichar na vestimenta - um sapato bem lustrado - uma calça social e um blazer , era o traje mínimo que se admitia para "aparecer" bem nos bailes e conquistar a atenção das meninas "bem criadas" - aquelas que em tese tornar-se-iam as namoradas , noivas, e quiçá esposas ...

Para o 'gasto' existiam outros redutos onde as moças não eram acompanhadas por familiares ou "padrinhos" - eram as gurias "soltas" e nesses locais tudo era mais flexível , desde a vestimenta até outras "cositas" mais ... Contudo este não é o objeto de nosso conto.

Alface estava ansioso com seu "debut" nos bailes - já havia comprado um blazer num brechó que ficava próximo ao perímetro da escola, onde era muito comum que os pais de ex-alunos vendessem as roupas que deixavam de servir aos filhos em pleno crescimento . Fez um bom negócio , pois a roupa parecia novinha em folha !

Phósforo, seu fiel companheiro, havia seguido os mesmos passos de Alface - só houve uma discussão em virtude da cor do blazer, porque Alface não aceitava que fossem iguais - mas a divergência foi superada quando Phósforo ponderou que as calças e os sapatos eram diferentes . Ficou tudo dentro dos "conformes".

No dia do baile a ansiedade era muita , Alface e Phósforo chegaram no clube e foram surpreendidos com o preço do ingresso ,que era bem superior ao que eles imaginavam. Sobraram apenas algumas moedas, de forma que ao se posicionarem no salão viram os outros rapazes bebendo Whisky e Camparis e se exibindo para as moças .

Eles , humilhados, só olhavam para a tabela de preços e viam que não tinham como ostentar o copo, com aquele balanço elegante das pedras de gelo e olhares cruzados para as mesas, onde as beldades aguardavam o convite para uma dança.

Foi então que Alface se aproximou de um garçom e lhe confidenciou seu drama , ouvindo então algo que nunca esperou . O Garçom lhe disse : - "Olha existe uma bebida chamada GRASPA COM MEL, importada do Uruguai, tem a mesma cor do Wisky e custa menos de um terço do preço - nem aparece na tabela - só tomem com cuidado porque ela "pega" rápido.

Felizes com a descoberta, Alface e Phósforo retornaram para o salão com copos repletos de gelo e doses de Graspa com Mel . Dançaram e se mostraram , repetindo doses e mais doses da bebida , sem atender ao alerta do garçom . Já quase ao amanhecer do dia, eles foram retirados do salão pelos seguranças - estavam bêbados e depois de vomitar muito chegaram em casa de mansinho, indo direto para o quarto para que a coisa não ficasse ainda pior ...