DEPUTADO...NA FILOSOFIA DE UM CARREIRO
DEPUTADO... NA FILOSOFIA DE UM CARREIRO!
Vicente Roque homem bom trabalhador, daqueles que enfrentava qualquer serviço. Sem reclamar. Desde adolescente, trabalhou com meu avô na profissão de carreiro. Época que o carro de boi foi o principal meio de transporte. Responsável pelo desenvolvimento, tanto rural como urbano. O grande elo campo cidade. Abastecendo as cidades dos gêneros de primeira necessidade e da lenha consumida em residências, e pela locomotiva movida a vapor. A tradicional Maria fumaça.
Mais tarde, meu pai assumindo, a parte que lhe coube nos bens do meu avô, Vicente passou a prestar-lhe os mesmos serviços. Era parte da família. Tínhamos grande afinidade e uma amizade sincera e verdadeira.
Certa tarde após cumprir sua jornada, estava ele sentado no cabeçalho do carro, com o aparente cansaço estampando-lhe o rosto. Olhar fixo no chão. Surpreso com seu estado de devaneio, papai lhe perguntou: - o que foi compadre parece distante? – Estou banzando! –Como assim banzando? – O que é deputado? -Meu pai explicou... Ele retrucou -- engraçado imaginei muito diferente! Pensei em um grupo de homens reunidos viajando todos, para, a puta que pariu!
Vicente quando mudou deixando de prestar serviços em nossa propriedade pareceu-me ter aberto um grande vazio. Mais tarde com a noticia de sua morte foi pior ainda.
Atualmente assistindo a atuação de certos parlamentares, recordo com saudade as frases filosofadas pelo saudoso carreiro, e fico pensando se não seria possível dar uma boa peneirada na política brasileira. Apurar a parte boa... Sim tem gente boa! Isso é inegável... São poucos... Mas poucos honestos, com Deus, valem por muitos! E o resto manda pra puta que pariu... Conforme opinião do meu falecido amigo... O carreiro filósofo