O PADRE E O SABIÁ

O PADRE E O SABIÁ

Numa cidade interiorana havia muitas grutas pedreiras e florestas, Um verdadeiro berçário ecológico, propicio à procriação das espécies silvestre. O município era enorme. O pároco da cidade percorria em lombo de cavalo a vasta região que o municio abrangia, em sua jurisdição. Conhecia cada trilha, e cada fiel como a palma de sua mão.

Já idoso e cansado, ele extravasa seu stress, cuidando das aves silvestres, presas em seu viveiro, um criatório bem equipado mantido por ele. Sua paixão...! Era grande a diversidade de pássaros em seu plantel. Porém faltava-lhe o sabiá peito roxo, pelo qual, ele era apaixonado.

Certo dia Joãozinho, um garoto de oito anos, ao se confessar perguntou-lhe, se é pecado apanhar filhote de sabiá. Ele logo respondeu pecado e gravíssimo. - Depredar a natureza nem pensar... Onde fica o ninho?

--Lá na guta da entrada cidade!- É peito roxo? -- Sim é peito roxo, afirmou Joãozinho. - Maior ainda o pecado!

Muito triste o garoto foi pra casa rezando as trezentas aves- Maria que o padre lhe impôs, como penitência, pela tentação no desejo em depedrar a natureza.

Dois ou três dias após, o menino foi até a gruta na intenção de admirar a beleza do filhote. Lá estava o rastro das botas do padre, muito fácil de reconhecer, sendo ele, único a usar aquele tipo de calçado na cidade. O menino foi até o ninho e nada de filhote, apenas os rastros do padre no areão da gruta. Chateado o garoto voltou, e seguiu sua vida. Obediente sempre seguindo o bom exemplo dos pais. Passou pela adolescência, trilhando o bom caminho. Tornou-se um jovem! Um belo dia ao se confessar disse ao padre; que o motivo de sua confissão, é que iria se casar nos próximos dias. --Há... Então vai se casar! Parabéns.... Joãozinho, quem é a noiva? – Há vai CÊ besta padre... Tá pensando que é o filhote de sabiá! Vou te contar de jeito maneira... Pensou que esqueci o filhote né velho... Esqueci não!!!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 27/10/2009
Código do texto: T1889461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.