O COLONO O REI A ABÓBORA

O COLONO O REI E A ABÓBORA

Era uma vez um colono muito honrado, morador em reino cujo Monarca era muito simpático. O colono vendia seus produtos na cidade, passando sempre à frente do palácio. Onde o rei estava sentado tomando seu banho de sol. Fazia reverencia a ele com muita humildade, aquilo despertou no soberano certa simpatia , retribuindo sempre com um sorriso, sua reverência.

Certo dia o colono colheu em sua horta uma linda abóbora moranga. Uma jóia rara em matéria de legumes. Ao passar pelo palácio vendo o rei todo sorridente, perguntou-lhe se aceitaria aquela abobora como presente, afirmando ser coisa muito simples, mas era de coração que lhe oferecia.

Comovido com atitude do colono, e encantado com a beleza da abóbora o rei chamou pela rainha mostrando-lhe o presente. Ela admirada com tamanha beleza, sugeriu a ele; dar certa quantia em dinheiro ao colono para que ele comprasse sua própria terra, onde pudesse trabalhar com mais tranqüilidade. O rei acatou a sugestão da esposa, dando-lhe uma quantia suficiente para comprar um bom pedaço de terras.

Muito contente Lá se foi o colono pedir as contas ao patrão. O patrão muito miserável e avarento foi logo dizendo não ter acerto nenhum a fazer, Se o colono não queria mais trabalhar, sua horta pertencia à fazenda não a ele, ele que se mandasse de suas terras, este, era o acerto.

Quando o colono contou-lhe que o motivo de sua saída, seria pela recompensa recebida; ele nem pestanejou. Imaginado, se com uma simples abóbora ele ganhou tanto dinheiro... Imaginemos, eu, com o presente que levarei ao rei! – Vendeu ao colono todos os seus bens, e mandou confeccionar uma linda coroa em ouro massiço, cravada de pedras preciosas. Sua esposa preocupada argumentou: -Você ficou maluco marido;investir todos nossos bens em um presente para o rei? – Que isso mulher... Se com uma abóbora o colono comprou nossa terra, imagine a gente com a nossa oferta!

O avarento marcou uma audiência com o soberano, levando seu pomposo presente. O monarca colocou-o sobre sua mesa de cristal, e maravilhado diante de tanta beleza chamou pela rainha. Cochichando em, seu ouvido perguntou a ela; - O que daremos a ele, retribuindo a gentileza? – em cochichos ela respondeu – Dê-lhe aquela abóbora! Gente rica dá muito valor às coisas simples como ela!

O avarento desceu a escadaria do palácio com abóbora na mão, ao chegar à calçada mudou numa pedra fazendo-a em mil pedaços.

Marido e mulher terminaram seus dias trabalhando de empregados para colono a quem ele tanto maltratou no passado.

“Moral da história! Olho por olho... Dente por dente!”

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 22/10/2009
Código do texto: T1880307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.