Milagre ou competência?

Clara faz jus ao nome que tem, cala por educação mas sempre que fala, fala com veemência e convicção e defende seu ponto de vista com tal ânsia que, quem ouve e não a conhece, vai pensar que está brigando. Nos tempos de menina, emburrava, fazia beicinho, fazia birra e batia pé. Hoje, alguns vários anos depois, está amadurecida...mas não mudou nadinha. Ela recebeu a visita de algumas amigas do Rio que vieram promover um almoço para seu aniversário. São amigas desde a infância. Na qualidade de primo favorito e sempre presente, fui convidado, aliás, desnecessariamente pois sempre me convido para os bons encontros e para os que prometem. Esse prometia. As amigas de Clara eram sóbrias, papo agradável e, enquanto preparavam o almoço, fazíamos companhia na cozinha, devidamente acompanhados pela sempre bem vinda cerveja muito gelada. E o papo corria solto, hora mais alegre, hora mais sério, hora pura molecagem; tudo light, até que o papo enveredou para o caso do piloto que pousou o avião no rio Hudson, lá nos EEUU. Comentamos da sorte e do sangue frio e da capacidade do piloto que resultou em muitas vidas salvas. Acontece que uma das amigas de Clara é católica fervorosa, dessas que acordam fazendo o sinal da cruz, e mastigam silenciosamente à mesa, antes de qualquer refeição. Só o amém é dito em voz alta. E não adiante pedir explicação do por que. Porque sim , ora bolas. E ponto. Pois Mary –nome da carola- soltou a frase fatídica: - Foi JESUS, milagre puro da mão de JESUS (em caixa alta pois ela pronuncia JESUS de boca cheia). Foi JESUS quem pousou o avião. Clara não se conteve, não que fosse a única a discordar, mas foi a mais rápida em retrucar e o tom não permitia intromissão. – Mas, que MERDA (mesma ênfase da boca cheia) Mary, o cara passa anos e anos gastando um dinheirão em aulas de pilotagem, se dedica, se prepara e, quando chega a hora de ele mostrar porque merece estar ali, vem JESUS ( preciso explicar?), bota a mão no manche e pousa o avião . Muita sacanagem do JESUS, além do que, ele não tem brevê, nunca fez curso pra piloto, portanto, se ele se atreveu a tanto, agiu ilegalmente. Isso é S A C A N A G E M , Mary, muita SACANAGEM . – Quanta heresia, Clara – Mary já falou com lágrimas nos olhos- isso é pecado. – Esse JESUS é um menino ladino, né, Mary?. E pega outra cerveja na geladeira. – Pega você e, aproveita e pede perdão pela heresia. – Mary, pega logo essa cerveja e vamos brindar e torcer pra JESUS saber pilotar essas tsunamis que estão pintando por aí. Hèlia , que é enfermeira descolada e competente havia colocado o tensiometro no braço de Clara assim que viu a jugular da moça estufar e só sossegou quando a Norminha chegou com a bandeja de empadas quentinhas. Mary é tarada por empadas. Clara também. A festança continuou, as empadas foram acabando, acabando, até que a melhor de todas, a última, a mais saborosa foi milagrosamente escamoteada sob os olhares gulosos de todos. Outro milagre? Ou competência?