COBRANÇAS DO TURCÃO

AS COBRANÇAS DO TURCÃO

Brasileiro, descendente de libanês, velho conhecido de todos do bairro, não muito dado ao trabalho, recebera como herança de seu pai, o velho Salim grande quantidade de roupas, de vestir, de camas, íntimas, bijuterias e tudo mais do ramo. Viu-se numa situação embaraçosa. O pai morrerá deixando uma grande quantidade de roupas para vender, ele era mascate e dos bons. Mas o TURCÃO coitado, não dava para isso não.

Após várias tentativas em vendê-las voltava sempre desanimado não conseguia vender nada, além dele não ser comerciante o país atravessa uma crise financeira devido a troca de presidente, sempre acompanhada de novo plano econômico Alguém lhe dera uma idéia que era adotada pelo seu pai: o crediário. Será que vai dar certo não é que deu. Arrumou uma grande quantidade de freguês e para cobrar de todos ficou um verdadeiro experte.

Dizem os mais chegados que em toda ocasião tinha sempre uma tirada pitoresco para mostrar aos clientes que a conta vencera.

Liga para a casa da comadre, que lhe comprara algumas peças:

- Sabe comadre o seu afilhado pegou uma baita catapora.

Em outro mês:

- Comadre se precisa ver como ficou o dente de minha mulher.

Nunca cobrava diretamente, sempre fazia por rodeios, cercado de uma gentileza toda especial.

Desta feita a vez da filha mais nova com sarampo e nos meses seguintes mais doença para todos.

Como os nomes das doenças acabam e dos familiares também, ficou meio díficil para novas cobranças:

- Comadre, comadre que felicidade a minha em poder lhe falar, feliz dias das mães...

Goiânia, 07 de OUTUBRO de 2009.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 07/10/2009
Código do texto: T1852214
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.