CAUSO DA PRENDA TUA: O DUNGA

Cada coisa que acontece na vida da gente... Adoro este Recanto, é tudo tri legal por aqui, muitos compadres, muitas comadres, até parece fandango. Só tem umas coisinhas que me deixam mais perdida que cusco em procissão...

Volta e meia encontro uns colegas com umas idéias pra lá de estranhas... Dia destes visitei um senhora muito querida, que mora lá na Bahia, aquela terra abençoada por Deus; ela estava tão arretada que já me deu arrepios de chegada. Mas bah! Diz que todo mundo gosta de tirar sarro com os conterrâneos dela. Acreditem vocês que a tal indignação era porque o nosso eterno campeão Dunga, treinador da seleção, deu uma escorregada por lá...

Enquanto retocava o batom, falei pra ela que o guri é um bom cidadão, humano que nem nós, todo mundo escorrega um dia, sempre tem uma casca de banana masoquista pedindo pra ser pisoteada. Mas...

A coisa era séria! Ela acusou: sulista!

Toda nervosa, corri para o dicionário, já amaldiçoando o Dunga pelo caminho. Qual será o crime que este gaúcho de merda foi cometer lá na terra dos outros? Será que aquele marmanjo não sabe que roupa suja se lava em casa? Será que não sabe que no rancho dos outros a gente se comporta melhor que no nosso?

Que nervosismo, mãe do céu! Ainda por cima perdi meu gloss de morango, que me dá sorte e brilho nos lábios. Mas...

SU... SUL... SULISTA... Achei!
Bah! Pra minha surpresa e alento, sulista é exatamente o mesmo que no gauchês. É relativo ao sul, natural do sul...
Bah! Que alívio! Parece que tirei meu sapato de bico fino e calcei as alpargatas. Mas logo as caraminholas invadiram meus pensamentos...

- Ué, que culpa tem o guri?

Foi então que ela explicou:

“O Dunga, nosso treinador, hoje tão aclamado, ao receber no rosto o sol da Bahia, deu uma de Zangado e xingou um torcedor em plena festa no estádio do Pituaçú. Mas, xingou elegantemente, o cara é sulista, o primeiro mundo do Brasil, pelo menos é assim que se acham. O torcedor levou pelas fuças um moderado “filho de uma impublicável”, vocês já viram esta? Tenho visto mulher pública, mas, impublicável, esta é nova. É a treva!”

Não levei a conversa adiante, meus amigos, por que sinceramente agora sim, é a treva pra mim! Escureceu as idéias... Ainda estou a pensar, o que agradaria a esta senhora?

Não posso acreditar que uma senhora maravilhosa daquelas, que escreve tão bem, faça questão de ser chamada de filha da puta. Esta hipótese descarto completamente, se eu não tenho nada contra a mãe dela, ela também não há de ter.

Ainda penso em outras hipóteses.

Ou o Dunga não pagou o banho de sol no rosto, talvez o sol não seja de graça, como aqui nos pagos... Sei lá...
.
Ou, finalmente, ela constatou que não só nos achamos, como de fato somos primeiro mundo e não se agradou da idéia? Não, também não acho possível.

- Dunga! Cadê o Dunga? Alguém sabe do Dunga?

- Vá lá, guri, paga de uma vez esse sol da Bahia, não quero que te chamem de caloteiro! E, por mais que insistam, não me chama ninguém de filho da puta por lá!

Pois é... Cada coisa que acontece na vida da gente. Vá a gente entender. Mas...

Escorregou, virou piada!











N.A.
Fandango – baile.
Marmanjo – homem feito.
Rancho - casa
Caraminholas – dúvida, enredo.
Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 20/09/2009
Reeditado em 23/09/2009
Código do texto: T1820409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.