A QUEDA DO COMENDADOR

Comendador era o apelido de um colega de faculdade que se tornou um amigão. Ele era do tipo turista, só aparece na faculdade na época das férias (para renovar a matrícula). Ele é um tipo boa vida, cuca fresca. Gente fina. Certo dia, apareceu com o braço na tipóia e alegou que havia caído na escada e fraturado a clavícula.

Pouco tempo depois, o Comendador me convidou para visitar sua casa. Lá chegando, a prosa foi ficando boa e relembrávamos passagens pitorescas. A mulher dele resolveu contar como foi o tal acidente do qual ele saiu com a clavícula quebrada. O Comendador tomou um pileque daqueles e chegando em casa, para não incomodar a mulher que já estava no terceiro sono, resolveu ir ao sanitário que fica na suíte do casal, sem acender a luz. Com o senso espacial prejudicado, acabou entrando no vazio da escada que dá acesso da sala ao pavimento superior.

O baque  do corpo lá embaixo foi  seguido por um longo gemido. A esposa do Comendador acendeu a luz do hall e de lá contemplou assustada o  corpo do marido imóvel que olhava para ela. A seguir, ouviu a voz  embargada em razão da libação alcoólica  indagando: ___ Meu amor! Você teve coragem de fazer isso comigo?