PUXA PIÃO!

Num determinado lugar, de pessoas simples e sem cultura, onde suas festas eram lá a seus modos, com muitas simplicidades, mas se divertiam muito. A maioria de suas festas, sempre acompanhada de um bom arrasta-pé e muita comida, era pra comemorar: algum santo, aniversário, casamento, batizado, sempre tinham motivo pra comemorar.

Em um belo dia, na casa de uma determinada pessoa, ia se realizar uma festa como mandava o figurino do lugar. Foram convidadas todas as pessoas dos arredores, porém, menos um certo jovem, muito briguento, que só vivia à caçar encrencas, com todas as pessoas e por motivos tão banais.

O jovem era conhecido como Pião, que mesmo sem ser convidado apareceu na festa.

Na hora e dia marcado, as pessoas começaram a chegar, e lá estava o Pião, de olho em tudo, mas não demorou muito pra começar uma confusão.

A festa estava começando a ficar animada, a comida já estava pra ser servida, muita música, e também muita mulherada!

E o Pião lá fora com a sua confusão, de repente algumas daquelas mulheres se irritaram e foram chamar-lhe à atenção, saindo na porta da cozinha uma delas gritou:

-Puxa Pião! Você não foi convidado e ainda arruma confusão!

O Pião com a maior cara de pau lhe respondeu:

-Sem eu jantar eu não vou... Daí elas etenderam o motivo porque ele estava ali, só pra encher a barriga.

Arrumaram-lhe um prato bem calculado para o Pião e disseram:

- agora você come e some daqui.

Então ele encheu bem o seu estômago e foi embora. Foi aí que o povo se divertiu à vontade sem mais nenhuma encrenca.

E a festa continuou até o raiar do sol, como era de costume. Sem a confusão do Pião!

(história que meu pai contava)

09/09/2009

Djanira Campos
Enviado por Djanira Campos em 09/09/2009
Código do texto: T1801734