O conto de Quiterio

O mundo é um alvo a ser atingido.

Assim julgava Quitério, homem rústico e cheio de manias, gostava de comer comida sempre que a mesma estava morna; no ponto de não queimar a língua, e assim era com café, chá, leite. Dizia que: enquanto suas metas fossem maiores do que as adversidades da vida ele estava em vantagem.

Certo dia eu em minha ignorância perguntei onde ele adquirira tanta sabedoria, sabendo eu que o mesmo não era letrado, homem de roça com agilidade para trabalhar com a terra, mas sem nenhuma destreza para conduzir a caneta.

Então com um olhar terno e ingênuo discorreu pelo que mais tarde fui chamar o discurso de quiterio, com palavras tão sabias quanto Luther king em “Eu tenho um sonho” me prendendo uma atenção que jamais fui capaz de dar a outro ser humano, neste dia fui tocado pelo que denominei de” sensibilidade do espírito”, ou seja, o encontro de duas almas no campo da empatia. Disse-lhe me então:

Muitos se perguntam de onde vêem a sabedoria, assim homens perderam tempo em descobri de onde surgia esta? Em que fonte brota este tesouro de deuses?

Eu nunca me vi como um sábio, e por isso não entendo tal pergunta, mas posso lhe dizer o que entendo por sabedoria.

Em minha pequena compreensão todo homem é tolo e do mundo não sabe nada, muitos acreditam que por conhecer alguns processos da vida já reatem tal tesouro. Acredito que conhecimento, entendimento, não tem nada a ver com sabedoria.

Posso ter momentos sábios mais nunca ser um em estado todo, talvez este momentos se da quando acordo cedo e me disponho a saber que existe uma força maior que a minha que rege todo o universo, nesses momentos aprecio o sol da manha como se fosse um só dia, como se eu tivesse apenas vinte quatro horas para participar da rotação do globo.

Tenho momentos quando empresto meus ouvidos para receber palavras alheias; quando observo com olhos internos as coisas grandes do mundo, montanhas; mares; céus; arvores; animais.

Com um olhar único não limito meus pensamentos ao limitado, transcendo a forma de viver e contemplo a morada dos seres divinos. Onde esta a sabedoria nisto tudo?

Não sei, só sei que esta foi a forma que escolhi ver na data de hoje, talvez essa seja mais velha maneira de compreender ate mesmo tenha surgida antes do universo, não importa, pois nos dias de hoje se torna tão difícil assimilar tudo isso, assimilar toda qualidade de vida que o campo m traz, muitas vezes é difícil tal tarefa, pois, desde que o homem cortou a arvore, extraiu dela o papel, e neste papel estampou rostos, figuras e números, o homem deixou de ver a arvore como expressão do SOBERANO, e agora apenas vê a quantidade de papel desenhado que a mesma poderia lhe fornecer, o estoque, o controle, a produção; todo homem é mercadoria. Assim mataram os instintos humanos o projetando a um ser robótico.

Onde esta a sabedoria nisto tudo?

Não sei, só o que sei que desde que nasci o mundo é assim. As vezes tenho lampejos de sabedoria acredito eu, quando entendo que tudo é passageiro como vento que sopra dos quatros cantos, que nada, mas nada mesmo fica para ser lembrado, uma vez que quem lembra também à de passar.

Quando observo este processo maluco da modernidade me pergunto:

Do que vale ter as alças do caixão feitas de ouro? Do que vale ter o lado mais nobre do cemitério? Ser cremado e lançado ao mar? Se tudo, e digo tudo mesmo fica no mesmo mundo e vira fertilizante orgânico.

Descobri que pobreza é o termo usado para o fraco de espírito que limita suas idéias a números e bens materiais, descobri que tem coisas que números nenhum podem nem mesmo numa união total demonstrar o valor.

Tem coisas que nunca ira se fartar de ser: boca em falar; ouvido em escutar; o céu e sua imensidão; o mar e seus mistérios; e o limite do desejo.

Arando o solo compreendi que mesmo a terra sendo criada em primeira instancia solitária, depende de outros seres para de vida saciar e solitária não acabar.

Sabedoria é saber sair quando o coração pede para sair e ficar quando esta for a vontade de DEUS.

É mostrar que meu saber não sabe, mesmo quando ele acha que sabe;

É ser simples no meio dos hipócritas, e humilde quando cercado por soberbos;

Sabedoria ainda para mim significa dizer que não sou, quando vejo outro que o é, e continuar dizendo que não sou, mesmo quando outros disserem que sou.

guido campos
Enviado por guido campos em 22/08/2009
Código do texto: T1767703
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.