Mudança de Hábito - Parte 3

A reunião tinha sido marcada para a próxima segunda-feira, Sr. Dantas me olhara duvidoso e me perguntara se eu realmente tinha uma sugestão para melhorar a sua situação, ou melhor, de todos nós, fiz que sim com a cabeça mas não era exatamente isso que tinha vontade de dizer, queria desmarcar a reunião e deixar tudo para lá, assumir que a minha idéia não estava dentro das rendas da empresa e que era péssima e ao mesmo tempo pensava em minhas dificuldades e como lucraríamos se aquilo desse certo, eu tinha medo, entusiasmo, espectativa e medo de novo.

...

A segunda-feira chegou mais rápido do que eu esperava e aqui estou, sentado na sala de reuniões da empresa. Engraçado como a vida funciona não é? ontem era eu que servia cafézinho para os empresários no lugar em que eu sento hoje, mas acho melhor eu me cuidar se não nem os cafézinhos irei servir. O César da agência está sentado á minha frente lendo alguns papéis, parecia um cara legal, porque mesmo olhando sério os papéis estava sorrindo, cabelos ondulados e castanhos, olhos castanhos também e não era nem alto e nem baixo, estatura média.

Sr. Dantas entrou na sala, eu pressentia, comecei a sentir um frio que vinha de dentro de mim e mesmo com meus dentes querendo bater uns contra os outros - por causa do frio que sentia - minhas mãos suavam. Meu chefe se sentou ao lado de mim e de César e começou a falar

- César quais são os resultados da pesquisa?

- 40% dos clientes estão completamente insatisfeitos com os serviços da empresa, dizem ter tido inúmeros problemas com os produtos e que a empresa, em momento algum, deu a atenção devida, eles foram unânimes em dizer que não voltarão a comprar a sua marca, estamos perdendo até os nossos parceiros como o senhor sabe, antes tínhamos 180 revendas em todo o território nacional, hoje contamos com apenas 65, além disso os resultados em relação à concorrência estão completamente desfavoráveis, os clientes estão praticamente migrando para eles e estão realmente muito satisfeitos, o que não conseguimos entender é como o Sr. deixou que a empresa chegasse a essa situação.

Sr. Dantas olhou para baixo desolado, nunca tinha o visto daquela forma, confesso que estou com um pouco de pena do homem.

- O fato é que precisamos urgentemente agir. Charles, foi me passado que você tem uma sugestão, por favor exponha para nós filho.

Filho? novamente a ação de Sr. Dantas me surpreende. Pronto, agora é a hora, calma Charles, concentre-se, respire fundo.

- Bom Sr. Dantas, na semana passada sugeri ao César uma propaganda de tv, poderíamos divulgar a empresa em horário nobre, durante aproximadamente 20 segundos, isso nos ajudaria a aumentar os lucros.

Ai meu Deus, ele está rindo, eu sabia...idéia ridícula Charles! ridícula! ri-di-cu-la!

- Charles, não temos verba disponível para isso, você sabe quanto custa uma propaganda de tv em horário nobre em umas das emissoras mais populares do país? em torno de 300 mil reais, a única forma de conseguirmos este dinheiro é vendendo a empresa.

Pelo jeito a situação estava pior do que eu imaginava, mas não me contive

- E se nós fizéssemos um empréstimo? poderíamos com este dinheiro investir em uma propaganda mais agressiva, o retorno que um comercial de tv dá é de no mínimo 100% visto que entraremos em 99,9% dos lares do país, com isso podemos contratar mais profissionais responsáveis somente em resolver os problemas, como se fosse uma equipe de pós-venda especializada.

- Na verdade, os lucros de um comercial de tv é muito relativo, depende muito de como o comercial atinge o público, eu já vi casos de empresas que investiram milhoes e não tiveram o retorno desejado - disse César.

- Mas a televisão é a melhor forma de se atingir as pessoas em massa, de mostrar nossos produtos convencendo-os, e se nosso comercial fosse exibido por uma emissora mais barata, com duração em média de uns 10 segundos? isso reduz muito o preço.

- Ficará em torno de 100 mil, mas o retorno também será menor.

Está bem, este César já está me irritando.

- Não podemos dizer que não atingiremos o lucro desejado, somos uma empresa de eletrodomésticos! cada produto custa em torno de R$600,00, precisamos somente de 168 compradores para repormos este dinheiro. Se em nossa cidade há 9.000 habitantes e que, de cada 100 pessoas que são oferecidas um produto somente 20% delas o adquirem e se ainda, destes 9.000 habitantes metade deles assista ao comercial de tv, teremos um retorno de em média R$540.000,00, somente em nossa cidade! imaginem se fizermos com abrangência nacional!

Os dois estavam parados me olhando e posso contar já uns 2 segundos de silêncio.

- Eu não diria que metade deles estariam assistindo ao comercial, talvez uns 20% somente, mas ainda assim o nosso retorno será de R$ 260,000.00, como não pensei nisso antes? isso é divino! a empresa se reergueria em apenas algunas meses e podemos investir em mais profissionais, ampliaríamos a nossa equipe! perfeito! - Disse Sr. Dantas.

Meu coração bate a mais de 200 por minuto, preciso me controlar pra não ter um infarto!

- Vamos começar a dar andamento nisso então, quero que consulte algumas empresas de estúdios de gravação e me passe o orçamento certo César?

- Certo Sr. Dantas, te passarei isto amanhã pela manhã.

Saímos da sala e eu mal podia acreditar! eu realmente tinha ido bem e eles aderiram a minha idéia! eu só espero que agora tudo dê certo...se não as minhas dívidas passarão de alguns reais para 100 mil!

... continua ...

Diene Guedes
Enviado por Diene Guedes em 23/07/2009
Código do texto: T1715193