Mulher conversa!

Tião: e aí Bandeira, rapaz você já percebeu que mulher conversa demais?

Bandeira: o que foi que aconteceu Tião; tá nervoso, einh?

Tião: não, rapaz, é que lá em casa eu tenho uma...pelo amor de Deus...a mulher conversa...conversa...conversa sobre tudo sô...fala de comida, roupa, novela, da vizinha...dos meninos...do leite, da empregada...da chuva...das roupas...do lençol...da fralda....rapaz fala de tudo... a mulher fala...!!!! pensa numa tagarela...coisa de louco..bicho, ela é uma matraca em pessoa... que, que é isso? Eu fico até zonzo quando estou perto dela...meu raciocínio é lento, sabia? Não consigo acompanhar a Esmeralda não...eu acho que ela tem esses negócio de neurônio por mim e por ela....só pode!!! não é possível...!!!

Bandeira: mas, o que aconteceu, tu tá querendo contar alguma coisa...

Tião: não, não é nada não....só tou com lero mesmo...sem ter o que fazer, você sabe, vamo ficá jogando conversa fora......eu conheci uma menina... tem um tempo isso.... deve ter mais de 15 anos...foi no meu tempo de juventude...uma moreninha... lindinha...., pensa!!! uma fofura... pena, que fiquei pouco tempo com ela....rapaz, ela era boazinha...sabia fazer uma comida pra mim, lá no interior...isso lá no Maranhão...perto ali de Codó.... Eita mulher boa!!!! era ajeitada...tinha tudo em cima....perninha...tudo no lugar... o pai dela, na época, era muito ciumento....ela era a única mulher da casa..os outros filho, tudo era homem... aí, você sabe, gera aquela briga em casa...mas, eu gostava da pretinha...chamava ela assim...moça, era mimada, mas era boa.... fazia de tudo numa casa...cuidava de tudo...eu, era muito de ciúmes com ela...não deixava ela chegar perto de nada que tinha que sujar a mão....assim, coisa fora de casa...sabe?! Leite, eu que pegava da vaquinha que nós tinha....eu despelava o frango....matava porco quando havia, de nós comemorar alguma coisa...mas, eu que pegava no batente...eu não gostava de ver aquela formosura cortando pescoço de leitão não..mas, deixa essa história pra lá...agora, deixa te explicar: pensa numa mulher que conversava...rapaz, e a gente pensa que mulher velha é que conversa, né?!...rapaz, essa não tinha nem 21 anos, mas já conversava mais que uma de 50...pensa!!!. era coisa de doido...

Bandeira: sério?

Tião: rapaz, quando essa mulher se juntava com outra...com as primas delas, tias...rapaz...parecia frigideira na hora que você coloca a salsicha....chiava tudo....a casa todinha....sabe quando você ver cigarra chiando na rua...que ainda tem gente que disse que aquilo é um canto...rapaz, era do mesmo jeito...três mulher conversando é que nem tiroteio no rio...é tiro pra tudo quanto é lado...conversa do vestido, conversa dos homens...fala dos meninos...ri da novela...diz dos presentes....fala de tudo....rapaz, mulher é mais inteligente que homem, viu!!!

Bandeira: é, por que?

Tião: sô, elas sabem de tudo....se mulher fosse dona de prédio...ela ia saber a vida de todo mundo...rapaz, mulher sabe quem é amante, quem é vizinho...se a outra saiu mais cedo...se a oficial já chegou...se o dono do restaurante gosta de trabalhar...se o carteiro entrega as cartas na hora...se o cachorro gosta de ração...rapaz, aquilo não é uma cabeça, é um liquidificador de idéias...rapaz, mulher tritura é tudo ao mesmo tempo. Cê não acha não?

Bandeira: eu num tinha reparado ainda não...mas, pensando bem, Tião, acho que cê tem razão...

Tião: por quê, cê já viu tamém?

Bandeira: é que quando mulher se ajunta é do jeito que você descreveu mermo... eu lembro da minha antiga namorada... quando ela tava sozinha... era uma florzinha....quietinha...que parecia o silêncio da praça de noite....numa falava nada...se cê assoprasse, aí que ela regulava o olho....dava um soprozinho na orelha, pra ela se levantar... era uma preguiçazinha...mas, quando essa moça se levantava, que tinha que fazer as unha...eu lembro como se fosse hoje...quando a Mariquita, tinha que ir na manicure sábado....pensa numa mulher que ficava forte...parecia um trator...rapaz, a mulher levantava era cedo...ai de eu ficar lá espreguiçando na cama...eu que tinha que levar ela na Dona Maria...menino, a mulher ia fazer as unhas...primeiro, ela chegava na manicure.. depois vinha a mãe dela, depois aparecia a irmã... rapaz... aquilo era conversa mesmo... começava a encher... menino: lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá...lá..... “cê viu, a filha da dona Francisca casou esses dias...foi com o moço lá das bandas de são paulo...se soube que o se Firmino perdeu a fazenda dele...ichi...é a conversa que tem na cidade....diz, que ele tava se esfregando com uma dessas da cidade grande que apareceu lá no hotel da Dona Raimunda...sério?, conta mais....”...rapaz e a história não tinha fim....não...parecia tourada da espanha...quanto mais se matava o touro, mas elas queriam saber... “conta..como foi, einh?””. Rapaz aqui é coisa de louco.... era um palavreado doido..e vc sabé né Tião...quando a mulher estuda muito, aí é que conversa!!! essa moça minha, ela era estudada...pensa numa mulher bonita, formosa...oh..coisinha linda...na hora que estava perto das amigas...rapaz...parecia briga de galo....aquela multidão se empurrando pra ver qual galo ganhava...as mulher são do mesmo tipo cê acredita?! de verdade!!!, concordo com sua prosa, tem isso mesmo, conversa viu?!...e nós besta que somos ainda gostemos, né?

Tião: o pior é isso Bandeira. A gente teima, mas, no fundo gosta tamém. Deixa elas conversarem, é bom que a gente fica por dentro das notícias....

Bandeira: é verdade!