O contra-filé

Lá pelas minhas andanças pelo sul, aguardava uma amostra de uma bolsa de uma industria de Nova Iguaçu que mandaria pela companhia aérea. Era quase meio dia e por aquelas bandas de São José dos Pinhais não era como no Rio de Janeiro, que se almoça às 4 da tarde, se pensasse assim, lá, eu ficaria sem comer.

Bem perto do armazem da companhia aérea havia uma casa muito bonitinha com entrada com gramado bem cuidado, uns banquinhos de praça branquinhos, janelas com cortinas de renda, parecia uma casa de boneca, mas era uma pensão.

Meu terno azul marinho denunciou minha intrusão, passei pelos compartimentos de seu self service, não encontrei o que eu queria então travei um diálogo com a dona da pensão, uma senhora sisuda de poucas palavras que não se sensibilizou nem com meu "Bom dia querida!"

- O que o Sinhô quer almoçar moço? Respondeu ela ao meu bom dia...

Então perguntei, a senhora faz um bife de Contra Filé? Ela me respondeu:

- "Óie" eu só "tenhu" carne de vaca...

-Sim eu quero, mas de que parte é essa carne de vaca?

-é de bife, sinhô...

-Sim mas, qual parte do corte?

- óie é carne macia se não quiser não come e não paga...

Decidí então aventurar, olhei para os lados e todos nas 8 mesas cirandadas estavam a me olhar e na cozinha 3 moças perdendo o ar de adolescencia me olhavam aflitas, sentí que o meu terno as assustava.

-Bom eu vou querer esse bife aí maravilhoso que a Senhora faz...Logo em seguida ela ordenou a uma de suas filhas que estava na cozinha para prepará-lo.

Queria muito também comer pinhão mas não era época e a sazonalidade dificulta o hábito, e nem me aventuraria pedí-lo, seria como uma ofensa e aumentaria o conflito no simples pedido de almoço.

Olhei para a cozinha que era aberta à vista por trás do balcão refrigerado usado para expor as sobremesas e ví uma das polacas me olhando ainda assustada, quando a mãe se coloca entre nossas direções, cheguei a ver a fumaça que saia de seus olhos avermelhados de raiva, pensava ela:..."além de pedir algo que não conhecemos esse abusado quer conhecer minha filha..."

Muito sorrateiramente eu desviava o olhar, mas agora eram as quatro a me olhar quando a Senhora me apresentou o bife, era um autêntico bife de contra-filét noix delicioso e macio...envergonhei-me diante de meus olhos ao perceber que toda a pensão, mesa e cozinha olhavam para mim.

A Senhora então vem em minha direção, faltava argumentação para adivinhar qual seria a mais nova bronca, e todos pararam até de tilintar os pratos acompanhando seus passos em minha direção.

Ao chegar a mesa ela pergunta:

- Moço, está "bão" o almoço?

Perguntou assim numa forma cantada, peculiar e linda do povo do sul.

prontamente respondí:

-Olha, nem numa melhor churrascaria no Rio eu comí uma carne mais tenra e macia, parabéns, querida...

Automaticamente, ela se vira e grita para as filhas:

-Ele gostou!!! Ele gostou!!!

Ah, que festa, não via mais as faces sisudas as marcas nas testas das lindas loiras suas filhas só via seus sorrisos ingênuos de quem espera ser aprovada numa prova tão simples, e todos os outros clientes ao redor me cumprimentaram...Ah, e a bolsa não chegou...