QUANDO UM SONHO VIRA PESADELO !

Sr manoel!

Nordestino, nascido no Ceara. 43 anos de sofrimento, sempre teve uma vida dura, mãos calejadas, cansado de sofrer, sonhava em dar uma vida melhor para e esposa e os filhos, naquele tempo em que a seca castigava muito sua região. Chamou sua senhora para conversar e resolveram tentar a sorte em uma cidade grande.

Juntou suas econonias com a venda de um gadinho magro que sobrou e uma terrinha que conseguiram durante toda sua jornada de vida na roça, que não era muito, mas juntaram tudo e decidiram ariscar com o pouco conhecimento que tinham de estudo e foram tentar realizar seus sonhos em um lugar distante dali, longe da seca.

Pegou sua mulher luciene com seus 02 filhos pequenos, Rafael 10 anos e Valter 12 anos e vieram tentar melhorar de vida.

Despediram-se da família em uma tarde de muito seca e poerenta, pediram para seus parentes rezarem por eles e disseram que se tudo desse certo, dentro de uns 10 anos estariam de volta.

Assim partiram rumo a aventura de novas espectativas de vida.

Passaram uns tres dias na estrada rumo a grande cidade, resolveram ir para Brasília, porquê ouviram falar que lá estavam distribuindo lote em uma cidade chamada samambaia, falaram-lhe que assim que começassem a trabalhar, o governador local, que se chamava Roriz, logo lhe dariam um lote para construirem sua casinha.

Chegando a capital dirigiram-se para essa cidade, onde alugaram um barraco de fundos e compraram algumas coisas usadas para se manterem e sairem à procurar emprego.

Passaram-se uns dois meses e tiveram sorte, ele conseguiu um emprego de servente de pedreiro e ela começou a passar e lavar roupas para a vizinhança.

Logo sairam a procurar uma escola para os dois filhos,

O Valter de 12 anos, menino calmo, respeitador, alegre e responsável, não reclamava de quase nada, gostava de tudo que fazia e se contentava mesmo com o pouco que tinha.

O Rafael, que tinha 10 anos, era mais ambicioso, mesmo sendo mais novo não se contentava com o pouco que tinha, sempre queria mais, era inquieto, não respeitava ninguém, só o pai quando estava em casa. Queria ter as melhores coisas e ficava com muita inveja quando via algums de seus amigos de roupas de marcas e tênis novo. Sua mãe sofria, pois não contava nada para ele, porquê tinha medo que o pai o batesse com muita força, pois fora criado em um regime muito rígido em que tudo se resolvia atravéz da força brutal, e queria passar isso para os seus filhos.

Acabaram que conseguiram colocar o Valter em um colégio perto de casa, e o Rafael em um colégio mais longe, porquê não tinha vaga na sua ragião. Colocaram em uma outra quadra mais distante, mas que daria para levá-lo e buscá-lo mesmo que a pé.

Passaram-se os meses, os meninos começaram a estudar, logo o Valter começou a se desenvolver no colégio e começaram chegar os elogios. Todos queriam bem a ele e logo começou arrumar novos amigos. As profêssoras só o eleogiavam para sua mãe, suas notas eram as melhores da classe, até se dava ao luxo de ensinar seu colegas mais atrasados.

Quanto ao Rafael, nada queira com estudos, só tirava notas baixas. Sua mãe estava sempre recebendo reclamações das professoras atravéz de bilhetes, que quase sempre, Rafael nem a entregava, só quando ele mesmo nem via. Nos primeiros mêses de aula, arranjou logo uma briga e uma inimizade geral no colégio. Todos ja estavam com raiva dele. As profêssoras não queriam mais vê-lo por perto, até os meninos que eram bonsinhos, por causa dele, ja estavam se desviando em seus bons comportamentos> Sua mãe ficava muito triste com toda essa reclamações, mas nada podia fazer, porquê o menino era muito atentado e não á respeitava também.

Passaram-se mais meses e sua mãe não aguentava mais. Os profêssores ja queriam expulsa-lo do colégio. Ela teve que contar para seu esposo Manoel, ele como bruto que era, foi logo dando uma surra no menino, surra tão grande essa que o menino foi parar no hospital, mas logo se recuperou.

Os tempos se passaram e o menino cada vez piorava mais, até que um dia, resolveu roubar as coisas de seus amingos de colégio e isso foi a conta, reuniram-se os conselheiros do colégio com os diretores e resolveram o espuls-a-lo logo de uma vez, pois ninguem aguentava mais.

Enquanto isso o Valter, sempre dando bons exemplos, menino estudioso, respeitador, quase que um lider, todos o respeitavam, sua mae era só orgulho dele e sempre o elogiava para o pai. Rafael ja se sentia meio que largado, todos adoravam o Valter e o condenavam, com toda razão por suas peripércias.

Sua mãe resolveu tentar colocá-lo em um outro colégio, e acabou conseguindo, só que ele começou fazer as mesmas coisas novemente e o queriam espulsá-lo de novo.

Mas o tempo foi passando e o Rafael conheceu um outro amiguinho que ao passar do tempo, se revelou pior que ele, e juntaram-se os dois e aí o inferno veio parar aqui na terra, eles aprontaram tanto nessa cidade que todos ja os temiam por onde andavam.

A essa altura o Rafael ja tinha seus dez anos e seu amiguinho tinha 12, da idade do irmão de Rafael mais velho o Valter. Mesmo só com dez anos, Rafael ja aparentava ter muito mais e sua cabeça era de um rapaz já de uns 16 anos, parecia que teria nascido precocemente para o crime, coisa que a gente só ver em cinema mesmo.

Nada mais demorou, os dois foram espulsos do colégio, e como seu pai era muito bruto, o Rafael resolveu não ir mais para casa, juntou-se ao seu amigo e foram morar na rua, onde seu amigo Neto ja residia, pois tbém havia fujido de casa porquê sua mãe ja não aguentava mais.

A mãe de Rafael ainda tentou resgatá-lo, mas toda vez que o levava para casa ele fugia de novo, e foi tantas vezes, que foi indo, ela se cansou e largou de mão, porquê sabia que não adiantaria mais.

Assim os dois continuaram a aterrorizar essa cidade de um jeito, que até a propria polícia ja tinha mêdo deles, porquê eles trocavam tiro com os policiais sempre que eles se encontravam..

Aos 13 anos Rafael fez seu primeito assalto a mão armada, ele e seu comparça Neto, entraram em um casa lotérica e anunciaram o assalto a uma caixa bem novinha que trabalhava despreocupada, e ela tremendo de medo llhe entregou todo dinheiro do caixa, não se contentando, Neto quiz entrar na loja e como a menina não tinha a chave da porta, Rafael deu um tiro na menina achando que ela não quiz abrí-la de propósito, um policial que estava passando no hora, viu toda aquela confusão e foi lá ver o que se passava e viu os meninos correndo e acabou trocando tiros com eles, mas eles fujiram, o policial voltou e socorreu a menina ferida, que mais tarde ficou-se sabendo que morrera logo ao dar entrada no hospital.

Foi quando começaram a roubar e matar sem resseios, foram presos varias vezes e libertado por serem menores, isso quando não fujiam.

Enquanto isso, seu irmão Valter continuava estudando, até que um dia conheceu uma menina muito linda e se apaixonou por ela. Começaram a namorar e logo veio uma filha, que a deram o nome de Iasmim, bem loirinha de olhos azuis, coisa que não estava nos planos deles, e sua mãe ficou apavorada, pois quase não tinha condições de cuidar nem só deles mesmo. Aí a coisa começou a desandar, o Valter que era boa pessoa começou a se desesperar querendo dá o melhor para sua filha, Logo largou os estudos e começou a trabalhar com seu pai nas obras, só que o serviço era muito duro e ele não era tão forte quanto seu pai, logo Valter começou a desanimar do trabalho.

A mãe de Valter conseguiu se cadastrar em uma programa do governo chamado de bolsa família e então Valter resolveu, junto com sua mãe e sei pai, que seria melhor ele largar o emprego e voltar a estudar, pois o que ele ganhava era tão pouco que não ajudava nada mesmo, e assim Valter resolveu voltar a estudar.

Passaram-se algums anos e Valter ja estava quase acabando o ensino médio e queria muito fazer faculdade de engenharia, pois queria provar a todos que aquele emprego que arrumara na obra com seu pai, poderia mais tarde lhe ser útil, pois gostara do que viu quando lá estivera nas obras, e havia comentado com alguns conhecidos la dentro que ainda seria engenheiro civíl.

Rafael continuava sua vida de delinquência, cada vez mais chegavam noticias de suas enrascadas. Certa vez sua mãe ficou sabendo que ele foi preso em uma cadeia chamada de ceipago, onde quase ninguém conseguira fujir, e ela resolveu ir visitá-lo. Chegando lá conseguir vè-lo, e conversando com ele deu-lhes muitos conselhos, mas parecia que Rafael não queria escutá-la muito não, só a disse que não se preocupasse não que logo, logo, ele estaria na rua de volta.

Dias depois em uma emissora de rádio sua mãe escutara que haviam cavado um túnel la na cadeia onde seu filho estava e haviam fujido vários presos entre eles Rafael.

Ele havia conhecida dentro da cadeia um outro comparça chamado de Isaac e esse sabia cavar túneis enormes, e foi assim que fujiram.

Valter continuava estudando e já havia entrado na faculdade e estava prestes a se formar em engenharia civil, sua filha ja estava bem grandinha, só que a situação finenceira ainda não tinha melhorado muito e sua esposa o cobrava demais por isso, dizendo que não havia se casado com ele para sofrer tanto assim, aquilo o deixava muito chateado, pois também queria dar uma vida melhor para a mulher e o filho.

As coisas andavam difíceis para todos, seu pai o se Manoel, acabara de perder seu emprego, a empresa alegou que com a crise mundial as vendas de imóvei cairam muito e eles tiveram que reduzir seus quadros de trabalho. Sua mão quase não tinha mais roupas para lavar, e eles estavam passando uma dificuldade enerme, se não fosse o programa do bolsa família estariam até passando fome. Então sentaram-se nas mesa os cinco e seu pai o disse, filho se for para passar fome aqui, é melhor irmos todos embora para fortalesa, pelo menos lá estaremos perto da família de sua mãe e da minha e trabalho braçal como o daqui, também acho la em fortalesa, e como o Valter ja estava no fim da sua faculdade concordou com seu pai, porquê achava que aqui em brasília também não iria arranjar emprego facíl, mesmo sendo engenheiro civil e arrumaram as malas e partiram.

Antes de partir, sua mãe como era muito apegada ao seu outro filho Rafael, resolveu dar uma última cartada para ver se conseguiria tirá-lo da vida obscura e levá-lo para fortaleza com eles, só que não adiantou nada, ele resolveu ficar por aqui mesmo, pois estava cometendo tantos assaltos que estava sobrevivendo disso.

Então partiram-se todos.

Chegando ao ceara, alugaram uma casinha pequena na capital fortaleza e começaram vida nova de novo.

Valter mesmo com seu diploma de nivel superior, não conseguiu mais que um emprego de office-boy em um banco federal central de fortaleza. Sua mãe continuou a passar roupas para a visinhança, pois não tinha estudos e só sabia fazer isso.

Seu Manoel, arranjou novamente um emprego em uma obra nova e estava satisfeito, pelo menos, estava morando perto da família de novo, e de vez em quando eles iam visitá-los no interior e a vida foi se levando.

Um certo dia quando Valter chegou do trabalho, sua esposa lhe colocou contra a parede e disse a ele que ja estava cansada, disse que se ele não melhorasse a vida deles, e que se fosse pra viver uma vida miserável dessa em fortaleza, viveria com sua mãe em brasília que seria melhor para ele, e que se ele não conseguisse melhora suas vidas dentro de um ano ela iria embora com seus filhos.

Ouvindo isso Valter ficou amargurado, só vinha a mente o pensamento do fracasso e isso o remoía por dentro, queria muito melhorar de vida, mas as coisas sempre davam para traz, todo concurso que fazia não passava, sem experiência de engenharia nem uma empresa de construção civil o contratava e isso cada vez o deixava mais pra baixo.

Certo dia ouviu na televisão que seu irmão tinha saído de Brasília e havia migrado para são paulo, logo tomou conta dos noticiários de televisão como um dos bandidos mais procurados pela polícia ele e seu amigo Neto que eram inseparáveis.

Um dia Valter amanheceu meio que amargurado e sua esposa veio cobrar-lhe as melhorias de vida e Valter apelou com ela dizendo que se não tivesse satisfeita poderia arrumar suas malas e ir embora pra casa de sua mãe se quizesse, Nesse dia Valter foi trabalhar amargurado, sua espesa só esperou ele sair e pegou suas malas com as coisas de sua filha e se mandaram para brasilia, a mãe de valter ainda tentou impedí-la, mas de nada adiantou, pois a muito ja não via a hora de fazer isso, e aquela discursão foi o estopim.

Quando Valter retornou a sua casa, ficou muito surpreso, pois achava que ela não teria coragem de ir embora, e se amargurou muito mais ainda, começou a se desesperar e não se continha mais, chorando por muito tempo, até o trabalho no banco resolveu largar.

Foi aí que tudo começou a virar de cabeiça para baixo, pois aquela amargura de não ter mais sua esposa e sua filha em casa, ele não conseguiu suportar e resolveu dar um jeito de se virar sozinho.

Passados algum tempo que sua esposa tinha ido embora e que ele havia saído do banco, ele começou a ter umas idèias diferentes, lendo nos jornais que seu irmão estava em são paulo, traficando drogas e roubando bancos, teve uma idéia que na hora lhe pareceu a melhor das hipotese. Resolveu ir até são paulo com o pouco restinho de dinheiro que lhe havia sobrado das contas do emprego, e procurou seu irmão para lhe propor suas idéias.

Chegando a são paulo não foi dificil de encontrar seu irmão. pois ele estava em todas as páginas dos jornais sensacionalista da cidade. Logo o encontrou e ficaram felizes ao se reverem. Seu irmão perguntou logo pela sua mãe, apesar de ser um bandido, sentia muita saudades da mãe.

Valter disse a ele como tudo estava do mesmo jeito e que havia tido uma idèia brilhante e que depois que sua esposa e sua filha foram embora por falta de recursos, ele havia desistido de ser bonsinho e resolveu armar um jeito de ganhar dinheiro fácil, o que seria bom para os dois, ja que seu irmão também só assaltava e não conseguia nunca guardar dinheiro e sugeriu ao seu irmão que ele fizesse um roubo que o deixariam cheios de dinheiro para sempre.

Rafael se animou e perguntou-lhe como era essa idéia de que o irmão tanto estava entusiasmado.

Então Valter lhe perguntou, você conhece alguém que saiba cavar túneis para fuga de cadeia? E lhe respondeu Rafael, sim tenho o melhor cavador de túneis de todas as cadeias desse estado, o Isaac.

Valter se empolgou e lhe disse, então vou lhe contar o meu plano pra ver o que você acha e se gostar colocamos em prática.

E foi assim que Valter começou a lhe contar seu plano.

Lembrace que trabalhei em um banco por muito tempo, lá em fortaleza? E Rafael lhe disse sim, me lembro.

Valter lhe disse então! eu sei onde fica os milhares de reais depositados naquele banco e sei um jeito de resgatá-los sem que ninguém nos incomode.

Rafael se interessou e lhe perguntou, é muita grana?

Valter lhe falou, são milhares de reias, muitos mesmo, não sei nem como te dizer a quantidade.

Então Rafael lhe disse, então tu como engenheiro ja palanejou um jeito de entrar naquele banco sem neinguém saber?

E lhe disse Valter, sim.

Rafael falou-lhe, diga logo então homem, como é esse plano que vamos colocá-lo em prática.

Valter lhe disse, quero que me faças um assalto e me arrange um pouco de dinheiro para mim alugar uma casa em fortalesa e também recrutar algums piões para escavações e pegue aquele seu amigo que entende disso e vamos levá-lo conosco para fortaleza.

Rafael sem exitar lhe disse, tudo bem logo estarei com tudo pronto, pode deixar que essa parte logo estará pronta, trate de dá ecaminhamento a sua parte que a minha eu prometo que cumpro.

Valter retornou a fortalesa então e tratou logo de arranjar uns documentos falsos e alugar uma casa a algumas centenas de metros do banco onde havia trabalhado.

Não demorou muito Rafael o liga e disse que estava tudo pronto e valter mandou-os virem para fortalesa, porquê aqui também estava tudo planejado.

Assim Rafael pegou seu amigo Neto e seu outro comparça Issac, mestre em abrir túneis e foram à fortaleza.

Quando chegaram lá na rodoviária, Valter fôra buscá-los de carro e os levaram a casa onde tinha alugado para começar o assalto.

Antes Valter teria que explicar o plano à todos, e começou a contar-lhe como seria esse plano.

Daqui a dois meses haverá um feriado da semana santa e todos os bancos não funcionarão durante quatro dias, teremos dois meses para cavar um túnel que começaremos hoje e acabaremos justamente no dia do feriado, teremos que colocar terra em sacos plasticos e jogaremos fora em um lugar longe daqui, para isso fiz uma placa de merschandágem dizendo que essa casa é uma firma de plantadora de grama, assim não levantará supeitas dos visinhos e poderemos sair com essa terra para fora daqui.

Rafael achou o plano excelente, mas quiz saber como levariam aquele tanto de dinheiro para fora dali.

Valter lhe disse que ja tinha tudo arquitetado e tinha encomendado umas vãs para levar o dinheiro assim que conseguissem chegar a eles.

Rafael, questionou mais uma vez de como eles entrariam no banco sem que os alarmes disparascem.

Valter lhe disse que como havia trabalhado no banco e teve muito acesso ao cofre central, sabia que os alarmes só soariam do lado de fora do cofre e que eles, ao cavarem o túnel, entrariam diretamente dentro do cofre e por isso o alarme não dispararia.

Rafael então ficou meio que passado, pois jamais imaginaria que seu irmão tivesse tante imaginação para arquitetar um plano tão perfeito assim, mas logo lembrou que ele tinha passado a vida na escola estudando, só não sabia que seria para isso.

O plano tomou seu rumo. logo as coisas se encaixaram e tudo que Valter havia planejado estava dando certo, até que um dia, uma equide da saúde, inspetores da dengue, quase colocaram tudo a perder, foi quando eles chegaram para verificar focos do mosquito da dengue e Rafael se desesperou, mas valter com sua eloqüente paciência e sabedoria, logo arquitetou um plano básico para deixá-los entrar, pois ele incistiam muito em não voltar depois. Valter mandou que colocassem todas as armas dentro do túnel e cobri-lo com sacos de terras vermelhas e disse ãos fiscais que estariam fazendo esperiência para gramas de estádios com criações de minhocas especiais para que a grama crescesse forte e adubadas, os ficais olharam meios que desconfiados mas engoliram a desculpa por toda aquela terra ali e foram embora depois de olharem o banheiro da casa.

Rafael de novo se empressionou com seu irmão Valter e lhe disse, poxa acho que deveria te continuado meus estudos também em Valter? rsss.

Dois meses se passaram e chegou afinal o feriado e eles ja estavam embaixo do cofre do banco, faltava só o concreto e eles só iriam quebrá-los na hora que o banco fechasse e tudo estivesse na maoir tranquilidade, havia alguns vigilantes dentro da agencia do banco, mas o cofre era bem guardado e os vigilantes não iriam conseguir ouvir nada.

La pelas 11 horas da noite eles conseguiram adentrar o cofre do banco e começaram a resgatar o dinheiro todo, nunca tinham visto tanto dinheiro junto, ficaram esbabacados com aquilo tudo que estavam vendo, mas valter ja o tinha visto e não se impressionou.

Levaram todo dinheiro para a casa onde havia começado o túnel e Valter como ja havia arquitetado tudo, dividiu o dinheiro em 04 vans e deu uma vam para cada um da quadrilha para que se virassem com ele, e cada um pegou seu dinheiro e fujiram.

Quando chegou na segunda feira que o gerente abril o banco e foram até o cofre, ficaram aterrorizados com tamanha audácia dos assaltantes e logo se formou um pandemonio.

A imprensa quiz saber o que havia acontecido e logo divulgou o maior assalto da história de todos os tempos.

Valter se mandou com o dinheiro e está desaparecido até os dias de hoje.

A polícia ainda quase nada descobril do assalto, pois Valter havia planejado tudo muito bem, sem deixar quase pista nenhuma.

Rafael saiu gastando dinheiro com muitos carrões e jóias e logo foi pego alguns meses depois. Policiais corruptos tentaram lhe coagir para receber algum dinheiro e trocaram tiros, Rafael ainda acertou um deles, mas também foi baleado e morreu antes mesmo de chegar ao hospital e a polícia não conseguiu tirar nada de Rafael.

Seu amigo Neto, também está desaparecido e nunca mais ninguem ouviu falar nele.

O restante do dinheiro foi dividido entres outros comparças e mais pessoas envolvidas na trama e pouca coisa conseguiram achar dele.

A mãe e o pai de Valter e Rafael e sua esposa e filha, começaram a receber dinheiro de seu filho Valter, sem nem saber de onde vinha, e nunca ficaram sabendo o que Valter fizera, pois disse aos pais que iria trabalhar em são paulo e quase nunca dava notícias. E até hoje nunca descobriram quem realmente fez o maior assalto da história de todos os tempos.

ATENÇÃO:

ISTO É UMA HISTÓRIA FICTÍCIA, Nada do que está escrito aqui aconteceu realmente, a não ser o assalto do banco em fortaleza e alguma passagens vista nas reportagens.

Qualquer semelhança com a realidade terá sido mera conhecidência.

Obrigado estou só tentando escrever contos.. abraço.

almadepoeta
Enviado por almadepoeta em 12/06/2009
Reeditado em 26/12/2010
Código do texto: T1645453
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.