A ESTATURA DE UM HOMEM ( Celismando Sodré - Mandinho)
A ESTATURA DE UM HOMEM
(Celismando Sodré -Mandinho)
Manilim é um grande cidadão, porém um sujeito de baixa estatura, talvez com cerca de um metro e meio ou menos. Era um pai de família, já com filhos e acima de tudo, um homem de palavra, provando que um homem se mede do pescoço para cima, que é a parte que comanda todo o corpo. Na verdade, olhando por outro ângulo, Manilim era um grande homem, além de ser muito educado e prestativo.
Chico Lajedinho, muito brincalhão, não perdia a oportunidade de tirar uma com os outros, quando esses davam qualquer deslize, possibilitando a gozação.
Em Barra do Mendes, quando da época das chuvas, todos ficam na expectativa dos vários riachos e córregos descerem para alimentar os rios Marrão e Milagres e estes, que abastecem o Rio Jacaré, encherem a barragem que circunda nossa cidade. Ocorreram muitas chuvas naqueles últimos dias, ao chegar a segunda feira, dia da feira livre, quando os habitantes dos povoados circunvizinhos e do município se encontram na sede, sempre virava aquele questionamento para saber onde estava a água dos riachos e dos rios Marrão e Milagres, se já estavam descendo, se dava para chegar na barragem, se a barragem ia encher.
Grande gozador, Chico Lajedinho resolve perguntar justamente aquele senhor de baixa estatura do início, com menos de um metro e meio: “ E aí Manilim... como é que ta a água do riacho, com essas chuvaradas lá no teu povoado, ta forte? “ o pequeno Manilim todo prestativo, responde com exemplar educação: “é Chico... é muita água... na passagem lá deve me encobrir” e colocou a mão na sua testa para demonstrar onde estava o nível da enchente. Chico olhou para o pequeno homem, ficou alguns segundos analisando o tamanho de Manilim e disparou com seu jeito irônico habitual: “ é... deve está molhando o colhão de um homem!!” e saiu junto do amigo Erovaldo, os dois morrendo de sorrir.
Mas, Manilim ficou a pensar "seu sacana, a estatura de um homem não se mede pelo colhão".